Senador do Piauí apresenta propostas para fim da reeleição para o Executivo

Senador Marcelo Castro anunciou que preparou três sugestões de PECs para serem debatidas na Casa

Senador do Piauí apresenta propostas para fim da reeleição para o executivo | Elza Fiuza/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) propôs três sugestões de PECs para abolir a reeleição nos cargos do Poder Executivo. Ele pretende protocolar apenas uma das propostas após debates internos para determinar a preferência da maioria. As PECs preveem que vereadores, prefeitos, governadores e presidentes possam se eleger somente uma vez, com mandatos estendidos para cinco anos.

Castro afirma que os parlamentares concordam em mudar para mandatos únicos e estender o período de permanência no cargo de quatro para cinco anos. O debate está centrado na unificação ou não dos anos de eleição e nas estratégias para alcançar esse período comum. 

COMO FUNCIONA ATUALMENTE

Atualmente, as eleições municipais, estaduais e federais ocorrem em anos diferentes, exigindo votação a cada dois anos. Parlamentares estudam unificar as eleições a cada cinco anos, o que implicaria mudanças no Legislativo, com mandatos de deputados de quatro para cinco anos e de senadores de oito para 10 anos. 

UNIFICAÇÃO DAS ELEIÇÕES

Duas das três PECs propõem a unificação das eleições. Uma sugere um super mandato de seis anos para prefeitos e vereadores, alinhando-os com os governadores e presidentes. A outra propõe um mandato tampão de dois anos para cargos municipais, permitindo que os eleitos anteriores se recandidatem, possibilitando um mandato total de sete anos. 

A PEC que não tem a coincidência das eleições prevê impossibilidade de reeleição para prefeitos e vereadores a partir de 2028 e para presidentes e governadores a partir de 2030.  

"Vamos respeitar a expectativa de direito para os atuais prefeitos que vão disputar a reeleição e também para os governadores e presidente da República que se reelegerem em 2026. Portanto, nós não estamos tratando nem dos atuais, nem dos que serão eleitos nas próximas eleições gerais e municipais", detalhou Castro.

PRIORIDADE

O fim da reeleição é tema prioritário no Senado. O presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) defende a medida como maneira de promover uma economia de gastos e de dar fim a "um estado de permanência eleitoral".  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES