Senador João Vicente está só fazendo discurso, responde Átila

Segundo Lira, o senador desconhece a política educacional do Estado e precisa se informar melhor

Atila Lira | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante entrevista na tarde desta quinta-feira (16), o secretário estadual de Educação, Átila Lira, se mostrou indignado com as declarações feitas pelo senador João Vicente Claudino. "Estamos trabalhando diuturnamente e o senador só fazendo discurso".

Segundo Lira, o senador desconhece a política educacional do Estado e precisa se informar melhor. "O Piauí é um dos estados que tem os principais programas educacionais do pais e com resultados positivos", afirmou.

Citou a implantação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) e a expansão da rede de escolas em Tempo Integral que passou de 14 para 181 escolas como grandes conquistas em 2011.

Acrescentou ainda como uma das ações importantes da Seduc a correção da distorção idade/serie e do fluxo escolar através dos programas Qualiescola, Alfa e Beto, Se Liga e Acelera.

Para 2012, falou com entusiasmo do programa Palavra de Criança, programa de apoio aos municípios para melhorar a alfabetização de crianças na idade certa em parceria com o Unicef, que será implantado já em 150 municípios.

"Temos ainda o programa de mediação tecnológica que já começa esse ano atendendo inicialmente 300 escolas, inclusive da zona rural do Piauí, sendo 127 escolas rurais da rede estadual", revelou.

Ainda segundo o secretario, o programa de educação profissional, já considerado um dos melhores do nordeste, também apresenta resultados extremamente positivos. "Saímos de 35 escolas estaduais para 59 escolas em todo o Estado em 2012", disse.

Falou também do ensino técnico profissionalizante utilizando a informática que vai funcionar em mais de 100 municípios através do programa E-tec, com ensino a distancia.

Sobre as escolas de Tempo Integral, Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC), o secretario afirma que já em 2012 o Piauí será contemplado pelo Mec com mais 170 novas escolas estaduais e 450 municipais. "Incluindo escolas da rede municipal de Teresina, informação essa que o próprio senador demonstra ou parece desconhecer", pontua.

O ultimo levantamento feito pelo Programa Internacional de Avaliação de alunos (Pisa), inclusive coloca o Piauí acima de vários estados do nordeste como Sergipe, Maranhão, Alagoas, para citar alguns.

"O senador precisa se informar melhor sobre a realidade da Educação do Piauí, estado que tem melhorado vários índices educacionais nos últimos anos. A educação é uma prioridade do governador Wilson Martins. Melhoramos índices como a alfabetização de adultos, a evasão escolar e o Ideb. Admito que o Piauí precisa avançar ainda mais, e quero inclusive que o próprio senador dê a sua contribuição para a educação do estado", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES