Senador Jorge Seif pode perder mandato, em ação que corre no TRE de SC

A ação movida contra o senador trata de uma possível prática de abuso de poder econômico durante as eleições de 2022

Senador Jorge Seif pode perder mandato, em ação que corre no TRE | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Jorge Seif Junior (PL) pode ter o mandato cassado após julgamento de uma ação que corre no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A causa trata de uma possível prática de abuso de poder econômico durante as eleições de 2022. O processo se refere também aos suplentes de Seif, um empresário calçadista e o bilionário Luciano Hang. 

Vale pontuar que em maio deste ano,  Luciano Hang foi considerado inelegível ao ser condenado em caso parecido com o que o senador enfrenta agora. A ação cassou também  os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Brusque (SC), José Ari Vequi e Gilmar Doerner. Ao Portal NSC Total, a defesa de Seif afirmou que as alegações são infundadas e não tem receio do entendimento da justiça.

O processo contra Seif foi movido por uma coligação que uniu os partidos PSD, União Brasil e Patriota em Santa Catarina. A mesma também pede pela cassação dos suplentes do senador, sendo eles, Hermes Artur Klann e Adrian Rogers Censi. A coligação argumenta que o político foi beneficiado durante as eleições. 

As siglas alegam que Seif teve acesso a três fatores importantes durante a corrida, um helicóptero que obteve junto a um empresário da construção civil; o uso da estrutura material e pessoal da rede de lojas Havan, com ajuda direta de Luciano Hang; além do suposto financiamento de propaganda eleitoral por uma entidade sindical patronal ao participar da 21ª Semana de Indústria Calçadista Catarinense, em São João Batista, no Vale do Itajaí.

Durante a fase de alegações finais, a Procuradoria Regional Eleitoral em Santa Catarina se manifestou frente ao TRE-SC,  para que o pedido da coligação não fosse atendido. Caso seja apreciado pelo Tribunal Regional, o caso pode chegar até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES