Senador José Sarney responde a questionamentos hoje em Brasília

“Vou ocupar a tribuna como senador, não como presidente”, antecipou José Sarney em Brasília

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), ocupará a tribuna da Casa, na sessão de hoje, para responder às afirmações feitas ontem pelo senador Arthur Virgílio (PSDB) e a todas as questões envolvendo seu nome. O pronunciamento foi anunciado pelo próprio Sarney e é aguardado com expectativa pelos demais senadores.

"Vou ocupar a tribuna como senador, não como presidente, por isso não posso dizer a hora exata em que ocuparei a tribuna, já que tenho que obedecer a hora de ser chamado, de acordo com os trabalhos da Casa",respondeu Sarney ontem à sugestão apresentada pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que pediu a ele que definisse um horário para seu pronunciamento.

A intervenção do senador por São Paulo se deu em virtude de Sarney ter comunicado que na sessão deliberativa de hoje responderia às afirmações de Arthur Virgílio. Suplicy pediu a definição de um horário para que todos os senadores pudessem se programar para ouvir o que o presidente da Casa tem a dizer.

Eduardo Suplicy também pediu ao presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), que adie para amanhã a reunião daquele órgão agendada para hoje. O senador justificou que a decisão iria ao encontro do que diz a Resolução 25/08, que regulamenta o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, assegurando o direito de defesa a qualquer senador contra quem seja apresentada alguma representação.

?O pronunciamento poderá ser algo muito importante, principalmente se ocorrer antes da decisão do senador Paulo Duque, que, de acordo com a resolução, deve aceitar ou não as representações. Esse esclarecimento poderá ser fundamental até para a decisão dele?, afirmou Suplicy.

Recuo - Ontem a bancada do DEM desistiu de representar contra Sarney . Os senadores da legenda resistiram aos argumentos do líder, José Agripino Maia, e consideraram que não mais havia justificativa para nova representação. Durante a reunião, que teve a presença do presidente da legenda, Rodrigo Maia, os democratas decidiram ainda que só vão radicalizar contra Sarney se o presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB), arquivar todas as representações sem argumentos plausíveis.

Agripino Maia convocou a bancada para discutir a representação contra Sarney, mas foi advertido por colegas que se posicionaram a favor de Sarney, como o primeiro-secretário da Casa, Heráclito Fortes. Estes senadores informaram também que algumas das representações do PSDB e do PSol não se sustentam. Coube ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Demóstenes Torres (DEM-GO), elaborar um parecer sobre os pontos vulneráveis das representações tucanas.

Durante a reunião, Heráclito Fortes disse que não votaria contra Sarney.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES