Senador Marinho propõe suprimir crime de fake news em lei do impeachment

Conforme a proposta, essa prática será considerada crime apenas quando envolver a disseminação de informações falsas

Marinho propõe suprimir crime de fake news em lei do impeachment | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), apresentou uma emenda contrária ao dispositivo que classifica a divulgação de fake news como crime de responsabilidade no projeto que busca estabelecer uma nova legislação para o impeachment. Conforme a proposta, essa prática será considerada crime apenas quando envolver a disseminação de informações falsas dirigidas contra as instituições democráticas, a segurança interna e o livre exercício dos Poderes.

Marinho, porém, diz haver “ambiguidade” na expressão fake news, “que pode tanto designar informações falsas como também estratégia para deslegitimar discursos desfavoráveis”. Eis a íntegra da emenda sugerida pelo senador (PDF – 62 kB).

A nova lei do impeachment em processo no Congresso determina que a divulgação de fake news contra a democracia seja um dos crimes de responsabilidade. De acordo com o artigo 7º do projeto, uma das ações que poderão motivar o impeachment é: "Divulgar, direta ou indiretamente, por qualquer meio, fatos sabidamente inverídicos, com o fim de deslegitimar as instituições democráticas". A íntegra do projeto de lei (PDF – 386 kB), é de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O texto em discussão não especifica de maneira clara como será determinado o que constitui "fake news" e quem terá a autoridade para avaliar e concluir se houve uma propagação criminosa de informações falsas. Esses detalhes ficarão para serem debatidos e decididos no plenário da Câmara dos Deputados e do Senado durante o processo legislativo.

Agora, cabe ao relator, senador Weverton (PDT-MA), contemplar ou não a emenda proposta por Marinho. Weverton afirma que, como o tema é complexo e de grande importância para os Poderes, deverá haver uma discussão ampla no Congresso. O projeto recebeu 60 emendas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES