Senador Mercadante defende José Sarney

Ainda segundo Mercadante, a bancada petista sugeriu o licenciamento do presidente da Casa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Falando da tribuna do Senado nesta quinta-feira (2), o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), defendeu o presidente José Sarney (PMDB-AP) e criticou o DEM por ter pedido seu afastamento do comando da Casa.

"Eles [o DEM] recém ajudaram a eleger o presidente Sarney e agora não podem se retirar e dizer que a crise é apenas de Sarney", afirmou Mercadante, que cobrou do partido oposicionista a responsabilidade por comandar atualmente e ter comandado a primeira secretaria da Casa durante gestões passadas.

Ainda segundo Mercadante, a bancada petista sugeriu o licenciamento do presidente da Casa para assegurar um clima político favorável ao próprio. "Era uma proposta construtiva [o licenciamento por 30 dias]. Nenhuma bancada apresentou proposta de renúncia do presidente Sarney", declarou o líder petista.

Mercadante classificou Sarney como um "aliado fundamental, importante para manter a governabilidade" do Planalto. O líder petista também defendeu a atual Mesa Diretora. "É verdade que a mesa atual está tomando as medidas. A imprensa precisa registrar a importância das medidas adotadas por essa mesa", discursou.

O senador Tião Viana (PT-AC) seguiu o mesmo tom de Mercadante. "Essa crise não é política, não é uma crise de nomes, mas é uma crise estrutural", disse. Acompanhando o discurso de Mercadante, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG), pregou a paz entre PT e PMDB. "Temos que brigar, temos que discutir, mas temos que estar juntos. Daqui para frente é 2010, Mercadante", afirmou Salgado ao líder petista.

DEM se defende

O líder do DEM, José Agripino Maia (RN), rebateu as críticas feitas pelo líder do PT. Para Agripino, a bancada do DEM "rasgou a própria carne" ao decidir pedir o afastamento de Sarney.

"Para nós nos reunirmos para decidir pelo afastamento do presidente Sarney foi muito mais difícil do que a proposta adotada por vocês de que ele se licenciasse por 30 dias. Vocês não votaram nele [Sarney]. Nós votamos", argumentou Agripino. "Se temos apreço por ele, temos que ter muito mais apreço por essa Casa. Queremos passar essa crise política a limpo pelo bem da instituição", disse.

Mercadante não recuou e voltou a dizer que o DEM tem que assumir a responsabilidade pela crise. "A mais importante responsablidade administrativa dessa Casa é a de vocês. O DEM não pode simplesmente desembarcar da Mesa e dizer: eu fico aqui e vamos ver o que vem pela frente", insistiu.

Atualmente, a primeira secretaria está sob o comando do senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Anteriormente, o posto era ocupado pelo senador Efraim Morais (DEM-PB). Por isso, o líder petista cobra o DEM. A primeira secretaria é uma espécie de "prefeitura" do Senado, responsável pelo controle administrativo, realização de licitações, contratação de pessoal e pagamentos de despesas do Senado, entre outras atribuições.

Fortes partiu para o ataque lembrando a Mercadante o período em que o PT administrou o Senado, quando o senador Tião Viana (PT-AC), então vice-presidente da Casa, assumiu como presidente após a renúncia de Renan Calheiros (PMDB-AP).

"Essa crise é do PT. O senador Tião Viana presidiu essa casa durante três meses. Por que não demitiu o [ex-diretor-geral] Agaciel [Maia]?", questionou Fortes, fazendo referência ao ex-diretor, que é apontado como um dos principais responsáveis pela crise no Senado.

Para Fortes, os partidos devem parar de encontrar culpados e assumir a tarefa de acabar com a crise que envolve a Casa. "Esta crise pertence a 81 senadores", discursou Fortes.

Ainda nesta quinta, o líder do PTB, Gim Argello (DF), vai conversar com Lula às 19h30. Por volta das 20h, a bancada do PT, que ainda está dividida entre apoiar o licenciamento ou defender a manutenção de Sarney no cargo, vai levar todas as propostas elaboradas pela bancada ao presidente. Os petistas esperam que Lula consolide a posição do partido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES