Senador Wellington Dias defende derrubada de sigilo pelo Senado

Para Wellington Dias, a resposta positiva do Senado ao projeto significa uma sintonia do Legislativo com a atual conjuntura social brasileira.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite da última terçafeira, 25, o Senado Federal aprovou a Lei de Acesso à Informação Pública, que acaba com a quebra do sigilo eterno de documentos do Estado, como é o caso de ofícios oriundos da Ditadura Militar, por exemplo. De acordo com a proposta enviada aos senadores, já aprovada anteriormente pela Câmara Federal, o sigilo de documentos oficiais pode durar até, no máximo,

25 anos, prorrogáveis por mais uma única vez por igual período.

Para o senador Wellington Dias (PT-PI), a resposta positiva do Senado ao projeto significa uma sintonia do Legislativo com a atual conjuntura social brasileira. ?De acordo com a proposta, qualquer cidadão poderá requerer informações sem precisar justificar o pedido. Há ainda a previsão de que os documentos sejam disponibilizados de forma digital, para facilitar as análises?, pontuou o petista.

O projeto foi aprovado da forma como veio da Câmara, com uma alteração no texto da proposta inicial,

enviada ao Congresso ainda pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A mudança feita pelos deputados federais foi que a prorrogação do prazo de sigilo para documentos de Estado considerados ultrassecretos pode acontecer somente uma vez, e não sucessivas vezes como propunha o

projeto inicial.

No Senado, a única oposição foi por parte do Senador Fernando Collor (PTBAL), que apresentou um substitutivo ao texto que já havia sendo aprovado pela Câmara, mas a maioria dos senadores não aprovou a proposta de Collor. Agora o projeto segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff (PT).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES