Senadora fará relatório sobre mudança no ingresso à universidade

As disposições começariam a valer dois anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Proposta pelo Programa Senado Jovem Brasileiro e outros entes da sociedade civil, a matéria que versa sobre a utilização do desempenho escolar no Ensino Médio como um dos critérios para o acesso à educação pública superior no país terá como relatora a senadora piauiense Regina Sousa (PT).

A proposição que retornou à Casa Legislativa no início do ano estava sob a incumbência da senadora Ângela Portela (PT-RO), que chegou a dar o parecer favorável à sugestão, justificando para a valorização do histórico acadêmico reduzindo o peso exclusivo da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A indicação da parlamentar piauiense foi imposta pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que é responsável por acatar ou não a ideia, tendo em vista que a pauta foi sugerida por grupos sociais e necessita passar pelo crivo inicial dos senadores para tomar a forma de projeto de lei e, consequentemente, chegar ao Plenário da Casa Legislativa. Nesse sentido, as observações descritas no relatório de Sousa também serão primordiais para definir o futuro da proposição.

ENTENDA - A sugestão (SUG 4/2013) tem como mote a criação do Sistema de Avaliação de Mérito do Ensino Médio, impondo como pré-requisito para o estudante participar do novo modelo de seleção, ele ter cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas e alcançado, no mínimo, 70% da média em cada disciplina.

A SUG recomenda ainda que o cálculo da nota de classificação dos pleiteantes à vaga nas universidades corresponderia 85% ao resultado obtido no Enem e 15% à média conquistada ao longo dos três anos do Ensino Médio.

Nesse âmbito, as disposições começariam a valer dois anos após a publicação da lei que resultar da sugestão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES