Senadora maranhense pede afastamento de Campos Neto do Banco Central

A solicitação enfatiza o “desempenho insuficiente, comprovado e recorrente, para alcançar os objetivos da instituição” por parte de Campos Neto.

Avalie a matéria:
Senadora pede afastamento de Campos Neto do Banco Central | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira, 23 de junho de 2023, a senadora Ana Paula Lobato, filiada ao PSB-MA, solicitou ao CMN (Conselho Monetário Nacional) o afastamento de Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central. A solicitação enfatiza o "desempenho insuficiente, comprovado e recorrente, para alcançar os objetivos da instituição" por parte de Campos Neto.

"Através deste comunicado, oficializamos o pedido de exoneração do presidente do Banco Central devido à sua persistência injustificada em manter as taxas de juros, o que compromete gravemente a economia do país", escreveu Lobato em seu perfil no Twitter. A senadora também solicitou o apoio de seus colegas no Senado e afirmou que "Campos Neto está sabotando o Brasil".

O CMN (Conselho Monetário Nacional) é um órgão superior composto pelo Banco Central, Receita Federal e Ministério da Fazenda (atualmente denominado Ministério da Economia). Ele desempenha um papel fundamental na formulação da política monetária e de crédito do país.

Na quarta-feira, 21 de junho, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu manter a taxa básica de juros, conhecida como Selic, em 13,75% ao ano, pela sétima vez consecutiva. Essa decisão ocorreu mesmo diante das pressões do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e não indicou uma redução da taxa na próxima reunião, que ocorrerá em agosto de 2023.

Ana Paula Lobato é apoiadora de Luiz Inácio Lula da Silva, o que foi evidenciado em várias ocasiões por meio de suas interações nas redes sociais. Além disso, ela possui uma ligação com o governo, sendo a primeira suplente e assumindo a vaga no Senado após a nomeação de Flávio Dino como ministro da Justiça. Lula e seus ministros bombardeiam o Banco Central em busca da queda da Selic desde o início do novo mandato. Foram ao menos 75 ataques.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES