Senadora quer que energia eólica produzida no PI abasteça o Estado

A senadora apresentará um projeto de lei

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até o final do ano as senadoras petistas Regina Sousa (PI) e Fátima Oliveira (RN), vão apresentar projeto de lei propondo que um percentual da energia eólica seja enviado para o município gerador e que o ICMS contemple o Estado em que a energia foi produzida. No final de semana a senadora Regina Sousa, PT, percorreu nove municípios da região sul e visitou o Parque Eólico Chapada do Piauí I, em Marcolândia, a 422 km de Teresina, que gera 205,1 MW de energia por mês.

A senadora Regina Sousa informou que o projeto está sendo elaborado por técnicos das duas assessorias. O objetivo é beneficiar os municípios e o Estado geradores com energia limpa e com recursos para fomentar a economia local. “ Não tem sentido o Estado gerar energia e não ficar com a energia produzida.” A parlamentar explicou que antes de elaborar o projeto é preciso incluir na Constituição Federal uma emenda que cite outros tipos de energia produzidas no Brasil. O deputado federal Júlio César tem projeto nesse sentido.

O Complexo Parque Eólico Chapada do PI inclui sete parques, com 16 aerogeradores e 115 torres. Seis parques já estão funcionando e em cinco meses, com mais um parque em funcionamento, fornecerá 430MW. O produto é adquirido pela Eletrobrás que distribui a energia para os Estado compradores. O Complexo começou a ser construído em dezembro de 2014 e o geração de energia começou em julho passado. O técnico de Segurança do Trabalho, Marcos Silva disse que a geração de energia foi antecipada em dois meses. A conclusão da obra está previsto para 2016.

Além do Parque Eólico, a senadora visitou a Barragem do Estreito, na divisa dos municípios de Francisco Macedo e Padre Marcos. As lideranças dos municípios vizinhos que serão abastecidos pela Barragem solicitaram à senadora apoio para a conclusão da instalação dos equipamentos que vão levar água para mais cinco municípios. Atualmente só os moradores de Belém do Piauí e Padre Marcos são abastecidos com água da Barragem do Estreito. A falta de água foi a maior reclamação dos moradores dos nove municípios visitados pela parlamentar petista em três dias.

Na visita aos municípios da região sul, a senadora Regina Sousa conversou com lideranças, militantes e simpatizantes do PT e de outros partidos sobre reforma política, destacando os principais pontos do projeto quer será votado no Senado este ano, atual conjuntura e crise hídrica, chamando atenção para a Encíclica do Papa Francisco em que ele pede para que as pessoas cuidem da “nossa casa comum, a mãe Terra.” “O objetivo da minha visita é conhecer os problemas e a realidade dos municípios. E o meu estilo de trabalho é ouvir as pessoas”. Nas visitas aos municípios são convidadas lideranças de outros partidos e de cidades próximas que expões os problemas e pedem ajuda para tentar solucioná-los.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES