Senadora Regina Sousa debate reforma política no interior do Piauí

A senadora Regina Sousa, presidente do Diretório Regional do PT no Piauí, percorreu três cidades da região norte do Estado durante o final de semana para falar sobre os principais pontos da reforma

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A senadora Regina Sousa, presidente do Diretório Regional do PT no Piauí, percorreu três cidades da região norte do Estado durante o final de semana para falar sobre os principais pontos da reforma política. O projeto de lei começa a ser discutido no Congresso Nacional no próximo dia 25 em sessão conjunta do Senado e Câmara dos Deputados e deve ser votado no início do segundo semestre deste ano para que entre em vigor em 2016.

Nas cidades de Assunção do Piauí, São Miguel do Tapuio e Castelo do Piauí, Regina Sousa conversou com lideranças políticas e comunitárias destacando os oito pontos principais do projeto de lei, principalmente os defendidos pelo Partido dos Trabalhadores. A senadora informou que o Senado vai promover debates nos Estados sobre os principais pontos para que as pessoas assimilem e entendam o projeto de lei antes de opinar.

E pediu que todos façam o debate junto à comunidade em que atuam, nas escolas, no trabalho, com os familiares e amigos. “É importante que todos façam o debate porque senão não será a reforma que queremos.” O primeiro ponto defendido pelo PT é a realização de um plebiscito para que a população se manifeste sobre a reforma que deseja.

A senadora citou que os pontos em que a população deve opinar nessa consulta ainda não foram definidos, mas com certeza terá os pontos mais importantes. Outro ponto defendido pelo PT, PC do B, Ordem dos advogados e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é o financiamento público de campanha por igualar a campanha de todos os partidos e candidatos.

Regina Sousa explicou que o fim das coligações proporcionais e coincidência de mandatos e com duração de cinco anos são consensos. Já o voto facultativo e o fim da reeleição não são consensos entre os parlamentares. A senadora explicou que sobre o fim da reeleição há uns que defendem o fim com um mandato de cinco anos e outros que querem apenas que os governantes se afastem para disputar o cargo novamente. No caso da coincidência de mandato falta acordar quando começa a valer a proposta. “O importante é que as eleições sejam em um ano só.” A participação da mulher de forma igualitária no Parlamento é outro ponto defendido pelo PT que é a favor de que seja garantida, pelo menos 25%, da presença feminina nas Casas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES