Senadores acreditam que emenda será votada este semestre

O senador Heráclito Fortes (DEM) é enfático: “Não vejo nenhuma possibilidade dessa matéria perder no Senado”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O confronto entre Estados produtores e não produtores de petróleo seguirá pelos próximos meses no Senado Federal. A votação da emenda que redistribui os royalties do pré-sal de acordo com os critérios dos fundos constitucionais (Fundo de Participação dos Estados e Municípios), aprovada na semana passada na Câmara de Deputados, será avaliada agora entre os senadores. De autoria dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), Humberto Souto (PPS-MG) e do piauiense Marcelo Castro (PMDB-PI), a emenda já sofre pressão dos parlamentares do Rio de Janeiro e Espírito Santo, que pretendem anular o regime de partilha que permitirá ao Piauí receber R$ 1,2 bilhões por ano.

Os senadores piauienses estão otimistas em relação ao assunto e acreditam que decisão da Câmara será referendada no Senado, seguindo para a sanção do presidente Lula ainda este semestre. Para o senador João Vicente Claudino (PTB), o raciocínio é claro: "se o petróleo é nosso, mote da campanha da década de 40 e que culminou na criação da Petrobras, após grande mobilização popular, por que os royalties seriam apenas de alguns??, questiona. Claudino destaca que a luta ferrenha de representantes dos territórios confrontantes com as bacias onde o pré-sal está localizado é uma "verdadeira capitalização dos lucros pelos municípios que tiveram a sorte de ter em suas terras o petróleo, e uma triste socialização de prejuízos futuros a todos os municípios e estados, já que o petróleo é um elemento finito".

O líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), adiantou que os quatro projetos de lei que tratam da exploração da camada do pré-sal, deverão tramitar com regime de urgência constitucional, em um prazo de até 45 dias. Se houverem modificações no texto dos deputados, a emenda voltará para a Câmara, onde poderá ser votada novamente. "Devemos sempre lembrar que nossas riquezas brotam, e elas são nacionais. No cenário atual, temos municípios de primeira e segunda categoria, os com e os sem petróleo", critica João Vicente.

O senador Heráclito Fortes (DEM) é enfático: "Não vejo nenhuma possibilidade dessa matéria perder no Senado". Segundo ele, o anúncio feito pela bancada fluminense sobre o possível veto do presidente Lula é uma "insensatez". "Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro, que se dizem produtores de petróleo, já têm suporte e sobreviverão bem sem o dinheiro a mais que eles levavam. É preciso que se dê oportunidade para todos", diz. Fortes explica ainda que a votação da emenda servirá para avaliar a prórpia importância do Senado. "O Senado representa todos os Estados. Seria um contrasenso ir contra a redistribuição que é justa. Se somos uma nação federativa é natural que haja a partilha. Mesmo sem prazo votaremos com rapidez, antes das eleições", acredita. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES