Senadores da CPI da Covid vão pedir reabertura de investigações ao novo PGR

Com a nomeação de Gonet, surge uma nova esperança de que a CPI consiga retomar as investigações com mais vigor.

Senador Omar Aziz presidiu a CPI da pandemia | Edilson Rodrigues/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia agendaram um encontro com Paulo Gonet, o Procurador-Geral da União recém-empossado, para esta terça-feira (19), visando discutir a potencial reabertura das investigações anteriormente conduzidas pela comissão. O foco das investigações da CPI é atribuir responsabilidades aex-presidente Jair Bolsonaro e a vários líderes do governo da época por múltiplas infrações, incluindo acusações de charlatanismo e má gestão durante a crise da Covid-19.

Sob a administração do antigo procurador Augusto Aras, as acusações contra Bolsonaro não avançaram, mantendo-se estagnadas. Com a nomeação de Gonet, surge uma nova esperança de que a CPI consiga retomar as investigações com mais vigor e potencialmente levar adiante ações legais contra o ex-presidente e contra membros das Forças Armadas envolvidos na resposta à pandemia.

“Essas pessoas têm que ser investigadas. Tanto o (ex) ministro Queiroga e o Pazuello estão metidos até o pescoço em relação ao negacionismo. Até o presidente do Conselho Federal de Medicina está indiciado no relatório e nada foi feito. São muitas coisas neste relatório que não deu se deu segmento para tipificar os crimes cometidos”, afirma o senador.

Segundo o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, a colaboração do novo Procurador-Geral da União poderá acelerar e intensificar o escrutínio sobre as ações de Bolsonaro durante a pandemia. Aziz expressou otimismo de que essa cooperação entre a CPI e a Procuradoria-Geral da União facilitará progressos significativos nas investigações, possivelmente revelando responsabilidades legais de Bolsonaro pela condução durante a crise de saúde pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES