Senadores de seis partidos vão boicotar reuniões presididas por Renan

Senadores de seis partidos vão boicotar reuniões presididas por Renan

Senadores de seis partidos vão boicotar reuniões presididas por Renan | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Senadores de seis partidos se reuniram nesta quinta-feira para elaborar uma estrat?gia para for?ar a sa?da de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presid?ncia do Senado. Eles decidiram que n?o v?o mais participar de sess?es presididas por Renan enquanto ele for alvo de processos no Conselho de ?tica do Senado.

Renan foi absolvido ontem, em sess?o secreta, no processo que pedia sua cassa??o por quebra de decoro com 40 votos favor?veis houve 35 votos pela cassa??o e 6 absten?es.

"N?o participaremos de reuni?o de l?deres sobre a presid?ncia do senador Renan por entendermos que ele n?o tem condi?es de continuar presidente do Senado enquanto responde a processos no Conselho de ?tica", disse o l?der do DEM no Senado, Jos? Agripino (RN).

Essa decis?o prejudica o Planalto j? que o grupo de senadores decidiu que n?o vai mais aprovar mat?rias interesse do governo com Renan na presid?ncia do Senado como aprova??o de medidas provis?rias para libera??o de recursos extraordin?rios para minist?rios.

Os senadores decidiram que v?o fazer uma esp?cie de "opera??o-padr?o" para limpar a pauta de vota??o. Eles dizem que v?o se reunir semanalmente para elaborar uma pauta seletiva m?nima. Nessa reuni?o, v?o definir o que ir?o ou n?o votar. "Vamos ser rigorosos e avaliar a pauta semana a semana", disse o l?der do PSDB, no Senado, Tasso Jereissati (CE).

A tend?ncia ? do grupo n?o aprovar a proposta que prorroga a cobran?a da CPMF at? 2011 o que prejudica os interesses do governo. A proposta, entretanto, ainda n?o chegou ao Senado.

Jos? Agripino disse que a decis?o n?o ? somente dos partidos de oposi??o, j? que havia representantes do PSB e PMDB no encontro que definiu o movimento de press?o contra Renan. Do PSB estava a senadora Patr?cia Saboya (CE) e do PMDB, Jarbas Vasconcellos (PE). Tamb?m participaram do encontro senadores do PSDB, PSOL e PDT.

"Essa n?o foi uma reuni?o de oposi??o. Foi uma reuni?o de senadores alinhados com a ?tica", disse Agripino ao final do encontro.

"A sa?da do presidente Renan ? um imperativo. O Senado est? de joelhos perante a opini?o p?blica. A legislatura est? comprometida", afirmou o l?der do PSDB no Senado, Arthur Virg?lio (AM).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES