Senadores querem discutir na volta do recesso o fim das 'saidinhas' de presos

Texto que aguarda análise da Comissão de Segurança pode sofrer ajuste para avançar no Congresso

Senadores querem discutir na volta do recesso o fim das 'saidinhas' de presos | Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma ala do Senado está analisando possíveis modificações no projeto de lei que propõe a revogação da saída temporária de presos, buscando impulsionar as discussões em 2024. Uma das opções, sugerida por membros da oposição, contempla a concessão desse benefício somente a detentos que tenham autorização para trabalhar e estudar fora das unidades prisionais, mantendo a suspensão das saídas em feriados e datas comemorativas.

A flexibilização de alguns pontos da proposta começou a ser defendida após duas tentativas de votação do texto na Comissão de Segurança do Senado. O senador e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro (União-PR), um defensor da alteração na legislação, propõe a liberação do benefício exclusivamente para detentos do sistema semiaberto.

O projeto, aprovado pela Câmara dos Deputados em 2022, foi encaminhado ao Senado em março de 2023, sob a relatoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Desde então, o parlamentar apresentou dois relatórios favoráveis à medida, o último em outubro. Contudo, a matéria ainda aguarda votação.

Além de revogar integralmente o benefício da "saidinha", o texto aborda o monitoramento de condenados por meio de tornozeleiras eletrônicas. A proposta também estipula que a progressão de regime esteja condicionada ao resultado de exame criminológico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES