Senadores querem reabertura das investigações da CPI da Covid

Senadores criticam a atuação da PGR liderada por Augusto Aras

Senadores são favoráveis à reabertura da CPI da Covid | Marcelo Camargo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os senadores Randolfe Rodrigues, atualmente sem partido pelo Amapá, e Humberto Costa, do PT de Pernambuco, disseram que parlamentares manifestaram o desejo de reativar as apurações ligadas à Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) da Covid-19. Eles criticam a gestão anterior da Procuradoria-Geral da República (PGR), liderada por Augusto Arasacusando-a de negligência e inação nas investigações dos eventos examinados pela CPI.

O QUE ACONTECEU: Durante um seminário dedicado à criação do Memorial da Pandemia de Covid-19, realizado no Palácio Itamaraty, em Brasília, nos dias 11 e 12 de março, Randolfe Rodrigues expressou sua insatisfação e diz ter havido omissão e prevaricação por parte da antiga liderança da PGR e esclareceu que tudo ficou evidente pela falta de uma análise detalhada do relatório completo da CPI da Covid

"A decisão de arquivar os fatos tinha uma motivação por trás. Investigações subsequentes conduzidas pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) revelaram a responsabilidade do Estado brasileiro nos delitos cometidos, destacando a urgência de retomar e iniciar novas investigações", declarou o senador.

AS PRÓXIMAS ETAPAS: O líder do governo no Congresso também mencionou que uma reunião com o atual Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, está prevista para ocorrer ainda nesta semana. Neste encontro, pretende-se entregar novamente o relatório da CPI da Covid, com o objetivo de avançar nas investigações sobre as ações do denominado "gabinete paralelo", a propagação de notícias falsas e a negligência de funcionários públicos. 

"Não foram tomadas medidas preventivas adequadas, como o uso de máscaras, o isolamento social, a demora na aquisição de vacinas e o emprego de medicamentos sem eficácia comprovada", acrescentou o parlamentar.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Por sua parte, Humberto Costa sinalizou uma resposta positiva por parte do atual PGR, que sugere uma possível reabertura da CPI. "Estamos depositando nossa confiança na PGR neste momento, uma vez que as ações anteriormente não arquivadas estão sendo continuadas. Acredito que, em breve, teremos também alguma acusação formalizada junto ao Supremo Tribunal Federal (STF)", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES