Sendora Marina Silva vai tirar votos de PSDB e PT, dizem dirigentes do Partido Verde

Senadora do Acre se filia ao PV neste domingo, após 30 anos de PT

Marina Silva | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A senadora Marina Silva durante debate sobre clima e meio ambiente em Brasília, pouco antes de anunciar sua saída do PT (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil) Depois de desfalcar a bancada do PT, partido no qual militou desde a juventude, a senadora Marina Silva (AC) pode agora causar danos à sigla também nas urnas. Pelo menos é nisso que aposta o vice-presidente do PV, Alfredo Sirkis, um dos articuladores da filiação de Marina ao partido.

“Ela vai tirar votos do PT e do PSDB. Vai tirar do PT porque ela é mulher e originária deste partido e vai tirar votos do PSDB porque tem a simpatia da classe média do Centro-Sul”, disse Sirkis ao G1. Pelo PT, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) é apontada como possível candidata do partido à Presidência. No PSDB, os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) aparecem como os nomes mais fortes para entrar na disputa. Marina, que se filia neste domingo (30) ao Partido Verde, ainda não confirmou se sairá candidata à Presidência da República no ano que vem.

No partido, porém, a candidatura da senadora não é vista como uma possibilidade, mas como fato consumado. O presidente da sigla, José Luiz Penna, disse que a prioridade atual do PV é montar uma estrutura de alianças capaz de viabilizar a candidatura. “Os próximos planos são eleger Marina presidente e montar uma belíssima bancada de deputados federais.” O PV tem 14 parlamentares. O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) diz que uma candidatura própria do partido é importante para ampliar o leque de escolhas dos eleitores. “Não entramos na campanha para prejudicar ninguém. Queremos enriquecer o eleitor com várias alternativas”.

Para ele, a entrada de Marina Silva vai fortalecer o PV. “Nós esperamos que a Marina contribua com o processo de refundação do partido. A entrada dela vai intensificar as bandeiras do PV, de desenvolvimento sustentável, na pauta do Legislativo”, afirmou. Alianças Segundo o presidente do partido, , o PV vai tentar alianças com partidos que se identificam com a defesa do meio ambiente. “Vamos afinar internamente, fazer a filiação da senadora e começar uma discussão de programa de alianças. Não vamos fazer política convencional de lotear o poder”, afirmou Penna. “A vinda da senadora [para o PV] é algo previsível e já se fazia tarde porque ela é ligada, por exemplo, a Chico Mendes, que foi um dos primeiros ativistas do PV”, afirmou Penna.

Gabeira disse que o PV já se movimenta para conquistar o apoio de outros partidos nas eleições para presidente, governador e Legislativo, em 2010. “Já estamos falando com alguns partidos, partidos pequenos, que se identificam com o PV”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES