Sergio Massa e Javier Milei vão disputar o 2º turno na Argentina

Sergio Massa ficou em primeiro lugar, e Javier Milei, em segundo. A decisão vai ficar para o dia 19 de novembro

Montagem mostra Sergio Massa e Javier Milei | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sérgio Massa, o candidato da coligação governista, surpreendeu ao vencer o primeiro turno nas eleições argentinas realizadas no domingo, 22 de outubro. Ele derrotou Javier Milei, o candidato de ultradireita que havia liderado nas votações primárias realizadas em agosto.

Até o momento, a apuração dos votos na Argentina atingiu 90%. Os dois candidatos mais votados no primeiro turno foram:

Sérgio Massa, com 8,75 milhões de votos, representando 36,29% do total.

Leia Mais

Javier Milei, com 7,28 milhões de votos, representando 30,19% do total.

O segundo turno está agendado para o dia 19 de novembro.

Milei era considerado o favorito para vencer o primeiro turno, já que ele havia conquistado a liderança nas primárias, um estágio onde as coligações políticas selecionam seus candidatos. A coligação de Massa havia ficado em terceiro lugar nas primárias.

Além dos dois candidatos finalistas, houve outros três concorrentes na eleição:

Patricia Bullrich, candidata da direita tradicional, que obteve 23,82% dos votos.

Juan Schiaretti, um peronista do estado de Córdoba, que conquistou 7% dos votos.

Myram Bregman, candidata trotskista de esquerda, que recebeu 2,66% dos votos.

Mesmo com a grande expectativa e o caráter histórico da disputa, a participação foi a mais baixa em 40 anos. Apenas 74% dos eleitores compareceram às urnas, contra 80% no primeiro turno de 2019. O número, porém, foi mais alto do que nas primárias de agosto, quando o índice ficou em 70%.

A votação se deu de forma tranquila e com menos tensão do que nas eleições primárias. Naquela ocasião, uma regra que impôs o voto eletrônico para candidatos ao governo da cidade de Buenos Aires causou longas filas e brigas em diversos locais.

A Argentina atravessa sua terceira grande crise econômica recente, com um déficit fiscal insistente, alta dívida externa e falta de reservas da moeda americana nos cofres públicos, o que faz a roda da inflação girar e engrossa as filas da pobreza. Quatro em cada dez não conseguem pagar as despesas básicas, sendo que um desses é considerado indigente e sequer pode bancar a alimentação.

Até agora, avaliam analistas, um eventual caos social tem sido contido por uma taxa de desemprego baixa, por um consumo e atividade econômica que não vão mal —apesar de começarem a dar sinais de esgotamento— e pela ligação histórica do governo atual com a maioria dos sindicatos e movimentos sociais. Há temor, porém, de que a situação saia do controle de alguma forma a partir daqui.

Para o Brasil, que tem o vizinho como terceiro maior parceiro comercial, está em jogo uma relação de proximidade com Lula, embora seja improvável que Milei corte totalmente o vínculo com seu principal importador e exportador. A equipe do ultraliberal defende rever o Mercosul e se opõe à entrada no Brics, mas diz que o setor privado pode "comercializar com quem quiser".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES