Sergio Moro diz que ação do PCC contra ele foi por sua atuação como juiz

O senador afirmou que vai propor a criminalização do planejamento de atentados contra autoridades públicas

Sergio Moro | Cristiano Mariz/Veja
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) afirmou na tarde desta quarta-feira (22) no plenário do Senado que a motivação do PCC contra ele foi sua atuação como juiz e ministro.

"Ou nós os enfrentamos, ou quem vai pagar são não só as autoridades, mas também a sociedade. Tem que fazer com políticas rigorosas, inteligentes, não podemos nos render."

Senador Sergio Moro era alvo de plano do PCC Foto: Marcelo Camargo-Agência Brasil 

Ainda no seu discurso, o senador fez comparações com armas. "Se eles vêm para cima da gente com uma faca, a gente tem que usar revolver. Se eles usam revolver a gente tem que ter uma metralhadora. Se eles têm metralhadora, temos que ter um tanque. Não no sentido literal, mas temos que reagir".

"É um absurdo, por exemplo, a polícia descobrir que alguém está querendo matar uma autoridade pública e ela tem que esperar o crime começar para poder reagir", afirmou. 

O ex-juiz afirmou que foi informado no final de janeiro que havia um plano do PCC para sequestrar ele e familiares. Segundo o senador, os planos seriam uma tentativa de retaliação por sua atuação como ministro. 

"Nós cortamos toda a ligação deles com o mundo externo que não fosse monitorada", afirmou. De acordo com os investigadores da Polícia Federal, os planos seriam uma resposta a uma portaria do governo que restringia visitas em presídios federais.

 “Mau-caratismo”, diz Flávio Dino

O ministro da Justiça, Flávio Dino, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (22) e relatou mais detalhes da operação realizada pela Polícia Federal, que desarticulou um plano feito pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) de sequestrar e matar servidores públicos e autoridades, incluindo o ex-juiz e senador Sergio Moro (União Brasil/PR) e o promotor de Justiça Lincoln Gakiya. 

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), de Presidente Prudente, interior de São Paulo, a família de  Sergio Moro já estava sendo monitorada pelos criminosos desde janeiro. 

Flávio Dino chamou as associações de “mau-caratismo” de quem tenta politizar uma operação séria. “Tão séria, que está aqui preservando e investigando uma ação contra a vida de um senador de oposição e de outros agentes públicos”, ressaltou o ministro.

“Nós estamos vendo em redes sociais uma narrativa escandalosamente falsa de que haveria relação entre as declarações do presidente Lula e minhas também a essa quadrilha. Ocorre que essas declarações críticas ao ex-juiz Sergio Moro não impedem a Polícia Federal de proteger uma pessoa que é oposição. Precisamos focar no principal. Quem, neste momento, faz associação indevida, está ajudando a quadrilha”, disse.

O promotor Lincoln Gakiya, um dos alvos dos criminosos, também se pronunciou sobre o plano descoberto pela Polícia Federal. 

"Não é surpresa para mim. Convivo com isso há mais de quatro anos. Desde que fiz a remoção (de Marcola, líder da facção, para o presídio federal), minha vida virou de cabeça para baixo. Quase mensalmente tem um plano para me matar", disse o promotor que investiga a facção há 18 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES