Serra é multado por propaganda antecipada

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplicou multa de R$ 5 mil ao candidato à Presidência da República

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplicou multa de R$ 5 mil ao candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, e a um grupo de religiosos por propaganda antecipada em favor do candidato no ?28º Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários". O evento foi realizado no último 1º de maio, em Camboriú (SC).

Para o ministro Joelson Dias, apesar de algumas declarações durante o evento serem sobre as ações de Serra como ministro da Saúde e governador de São Paulo, o que não configuraria propaganda antecipada, o candidato infringiu a legislação pois ?buscou angariar a simpatia do público presente, transmitindo não só a ideia de que reuniria as condições ou aptidão para ocupar o cargo que ora pleiteia, já que responsável pela consecução dos feitos relatados, bem como divulgando as ações políticas implementadas?.

O ministro ressaltou ainda a semelhança entre expressões ditas por Serra, como ?nós vamos fazer mais? e ?podemos fazer mais e melhor?, com um dos principais motes da campanha eleitoral do candidato ? ?O Brasil pode mais?.

Quanto aos religiosos, o ministro destaca que não somente associaram o nome de Serra ao cargo que disputa, como foi expressamente manifestado apoio ao candidato , chegando a orarem em benefício de José Serra. O ministro afirma que um religioso, inclusive, convocou os presentes a apoiar Serra ?orando pelo candidato que, espera, seja eleito?.

O G1 tentou entrar em contato com representantes de José Serra e ainda não obteve retorno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES