Sete anos após registro, PSOL elege seu primeiro prefeito

Partido elegeu prefeito no RJ e disputa o 2º turno em Belém e em Macapá. Criado há um ano, PSD elegeu 494 prefeitos, atrás de PMDB, PSDB e PT

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sete anos após ser registrado pela Justiça Eleitoral, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) elegeu no domingo (7) seu primeiro prefeito. Com 6.796 votos, o equivalente a 44,26% dos votos válidos, Gelsimar Gonzaga venceu a disputa pela Prefeitura de Itaocara, no Rio de Janeiro.

Apesar de ter representantes no Congresso Nacional, como o deputado Ivan Valente (SP) e o senador Randolfe Rodrigues (AP), o partido jamais havia conquistado um cargo no Executivo. A sigla também está, pela primeira vez, no segundo turno de uma eleição - em Belém (PA) e Macapá (AP) - e pode conquistar a sua primeira prefeitura de capital.

Em Belém (PA), o partido é representado por Edmilson Rodrigues, que foi prefeito da capital paraense por dois mandatos (de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004), quando era do PT. No primeiro turno de 2012, Rodrigues teve 252.049 votos, o que representa 32,58% dos votos válidos. Ele vai disputar o segundo turno com Zenaldo Coutinho (PSDB), que recebeu 237.252 votos, o equivalente a 30,67% dos votos válidos.

Gelsimar Gonzaga, eleito em Itaocara (RJ), é o 1º prefeito eleito pelo PSOL (Foto: Reprodução/TSE)

Em Macapá (AP), o candidato do PSOL no segundo turno é Clécio, que recebeu 56.947 votos, ou 27,89% dos votos válidos, e vai disputar o cargo de prefeito com Roberto Goés (PDT), que teve 82.039 votos, ou 40,18% dos votos válidos.

PSD elege 494 prefeitos

Mais novo do que o PSOL, o Partido Social Democrático (PSD), criado há um ano, conseguiu 494 cidades em sua primeira eleição municipal. Com isso, o partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi o quarto que mais elegeu prefeitos no primeiro turno, atrás apenas de PMDB, PSDB e PT.

O Partido Trabalhista Nacional (PTN) e o Partido Social Democrata Cristão (PSDC) foram os partidos que conquistaram o menor número de prefeituras no Brasil, 11 e 8, respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES