Sete juízes adquirem vitaliciedade na magistratura piauiense

O Conselho da Magistratura é responsável pela orientação, disciplina e fiscalização dentro do Tribunal de Justiça do Piauí.

Magistrados do Piauí | Divulgação TJ Piauí
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os membros do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) concederam, por unanimidade, o vitaliciamento a sete magistrados do Poder Judiciário. Além disso, os conselheiros aprovaram o Relatório 2023 do Conselho de Administração do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Fermojupi). O Conselho da Magistratura é responsável pela orientação, disciplina e fiscalização dentro do TJ-PI.

"É um momento de alegria para nós que estamos nos tornando vitalícios. Após a posse, temos dois anos de preparação e acompanhamento das atividades para que, finalmente, seja reconhecido que este juiz está apto à função. O vitaliciamento traz uma garantia para o exercício da jurisdição da melhor forma possível, permitindo que o magistrado decida de forma bem fundamentada e imparcial, sem sofrer influências externas, como pressões sociais ou da mídia", afirmou a magistrada Hilma Maria da Silva Lima.

REQUISITOS: Durante o processo, a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) elabora prontuários individuais e um relatório sobre o desempenho jurisdicional dos candidatos, com informações referentes a 18 meses de atividade. Os membros do Conselho da Magistratura avaliam a conduta dos magistrados, levando em conta a dignidade, honra, decoro e capacidade de trabalho, presteza, segurança no exercício da função e adaptação ao cargo e à função.

A sessão contou com a participação dos desembargadores Hilo de Almeida Sousa, presidente do TJ-PI, Manoel de Sousa Dourado, vice-presidente, Olímpio José Passos Galvão, corregedor-geral da Justiça, e Joaquim Dias de Santana Filho, corregedor do Foro Extrajudicial, além do subprocurador-geral de Justiça Jurídico, João Malato Neto.

TJ-PI faz solenidade de vitaliciamento de magistrados (Divulgação)

Juízes que tornaram-se vitalícios

  • Manfredo Braga Filho
  • Thiago Carvalho Martins
  • Caio Cézar Carvalho de Araújo
  • Alexsandro de Araújo Trindade
  • José Cláudio Diógenes Porto
  • Hilma Maria da Silva Lima
  • Lucyane Martins Brito.

O Conselho da Magistratura, reinstalado em outubro de 2022 através da Portaria 255/2022, é composto não apenas pelos desembargadores presentes à sessão, mas também pelos 1º e 2º decanos do TJ-PI, conforme estabelecido pela Lei Complementar nº 266 (Lei de Organização Judiciária), de 20 de setembro de 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES