Sheyvan admite descontinuidade temporária de projetos culturais em Teresina

O risco de descontinuidade se daria no período de transição da modelagem financeira, até que haja a regulamentação por lei, assim ele vai propor uma extensão temporária dos contratos com as associações.

Sheyvan admite descontinuidade temporária de projetos culturais em Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FMC), Sheyvan Lima, concedeu entrevista nesta quinta-feira (13) ao Banca de Sapateiro, da TV Jornal 20.1; na ocasião, ele esclareceu os questionamentos sobre o fim dos contratos com as associações culturais, pontuando que havia proposto um diálogo inicial, com um período de transição, mas que a questão financeira se 'sobrepôs'

Nisto, admitiu a possibilidade de uma descontinuidade parcial de projetos até que a lei com a nova modelagem de contratação seja aprovada na Câmara e sancionada. Porém, prometeu 'correr contra o tempo'. Para isso, ele vai propor a manutenção dos contratos por um determinado período, até que haja a transição na modelagem financeira. 

"A nossa pauta cultural tratava justamente disso, era inverter o que estava acontecendo, como a parte financeira se sobrepôs, nós como membros da equipe do prefeito vamos correr contra o tempo.  Confesso que esse prejuízo, esse intervalo de construções com os contratos já encerrados é o preço da dinâmica implementada. Estamos inclusive sugerindo a Prefeitura de Teresina que a gente reavalie, e tente manter esses contratos por um certo período e construir juntos a solução, mas sabemos que as pastas têm que andar juntas., então quando a pasta financeira dá uma alerta para a gente, tentamos correr atrás. Então essa descontinuidade é realmente um fator da dinâmica apresentada e vamos ter que correr atrás do prejuízo", disse em entrevista ao jornalista Arimateia Carvalho. 

Sheyvan em entrevista ao Banca de Sapateiro explica a nova dinâmica de contratos da cultura

 Sheyvan Lima explicou como se deu o processo, que culminou na polêmica que toma conta da capital piauiense. 

"Nossa pauta cultural era que tivéssemos um prazo mais esticado para debater essa questão cultural, mas o contrato da OS de Balé se encerra agora 18 de maio e o setor financeiro decidiu não renovar. A OS da Orquestra Sinfônica encerraria em dezembro, mas havia a possibilidade de rescindir", pontou. 

O líder da FMC sinalizou que a mudança trará mais democracia e viabilizará que mais artistas possam ser contemplados. "Agora o que queremos é dar um novo modelo, uma nova solução ainda de avanço, um projeto enviado pela PMT criado a quatro mãos, para que esses projetos tenham seguridade dentro da lei, mas o que queremos é um avanço". 

De acordo com o representante municipal da cultura, o encerramento é com o CNPJ e não com os projetos. "Jamais essa gestão ia se atrever a encerrar esses projetos; o encerramento é com o CNPJ de uma OS e não dos projetos".

Assista a entrevista na íntegra:

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES