Silas defende direito a autodefesa em estatuto do Desarmamento

Os destaques devem ser votados pela comissão especial

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi aprovado nesta terça-feira (27), por 19 votos a 8, o texto-base do substitutivo proposto pelo deputado Laudivio Carvalho (PMDB-MG) aos projetos de lei (3722/12 e apensados) que modificam o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Os destaques devem ser votados pela comissão especial que analisa a proposta na próxima terça-feira (3), às 14 horas.  

O deputado Silas Freire (PR-PI) votou durante a comissão a favor da revogação do estatuto do desarmamento e defendeu direito a autodefesa. "O desarmamento só desarmou o cidadão de bem, os bandidos continuam facilmente tendo acesso à arma de fogo e sabem que o cidadão comum não tem como se defender. Isso facilita a ação destes criminosos”, declarou o deputado.

Atualmente, o Estatuto do Desarmamento autoriza apenas policiais e profissionais da segurança e da Justiça a circularem armados. Uma das novidades, é inclusão da categoria dos vigilantes que foi proposta pelo deputado Silas Freire. "Os vigilantes correm os mesmo riscos de morte que outras categorias de segurança beneficiadas pelo porte de arma e fora de seu serviço eles também podem ser vítimas, até por bandidos que queiram adentrar nos carros fortes e empresas de seguros.”, frisou Freire. 

Hoje, as armas utilizadas por esses profissionais são de propriedade, responsabilidade e guarda das empresas onde trabalham e só podem ser utilizadas em serviço.

O relatório final que foi aprovado hoje, acatou outra sugestão de Silas Freire, ao que se refere a avaliação psicológica para porte de arma. "Não existe atualmente requisito de validade temporal. Minha sugestão é de tornar obrigatório que ocorram reavaliações psicológicas a cada dois anos",  complementou Silas Freire.

“Estou do lado da opinião do povo que sofre com a ação dos criminosos e não aguenta mais. A proposta tenta adequar a legislação ao pensamento da maioria da sociedade, permitindo o que a maioria da população deseja: que o cidadão de bem tenha direito de ter uma arma para se defender”, declara o deputado. Hoje demos um importante passo, agora vamos lutar pela aprovação no plenário principal da Câmara. Quem ganha é todo a população brasileira cansada de ser vítima da bandidagem e que não possuem o direito de se defender", finaliza Silas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES