Silas Freire pede que MP-RJ rejeite inquérito da morte de Eduardo

O deputado solicita também que os PMs sejam responsabilizados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Silas Freire (PR-PI) enviou ofício ao Ministério Público do Rio de Janeiro clamando para que a instituição rejeite o resultado do inquérito sobre a morte do menino Eduardo de Jesus, de 10 anos, que é filho de piauienses. No documento,o deputado solicita também que os policiais militares sejam responsabilizados pela morte da criança.

O menino foi morto com um tiro de fuzil na cabeça quando estava na porta de casa, no Complexo do Alemão, no dia 2 de abril. Após sete meses de investigações, o inquérito policial concluiu que os policiais militares agiram em legítima defesa e o tiro foi acidental, pois a ação dos policiais militares ocorreu em confronto com traficantes. Com isso, ninguém será indiciado.

“ Eu sou defensor das forças de segurança pública deste país, mas quero repudiar o resultados das investigações. Não indiciar nenhum culpado pela execução daquela criança, que não oferecia resistência,  é vergonhoso e eu quero aqui clamar ao Ministério Público do Rio de Janeiro para que não aceite essa imoralidade”, declarou o parlamentar em Plenário da Câmara Federal.

De fato, muitas evidências deste caso pesam contra o resultado do inquérito: a criança foi executada comprovadamente a 5 metros de distância por um tiro de fuzil disparado por um militar, como consta no laudo divulgado pela imprensa. Além disso, os policiais militares ainda tentaram modificar a cena do crime, retirando o corpo, o que só não ocorreu por mobilização da família e vizinhos.

A versão defendida pelo inquérito policial também é refutada pela Anistia Internacional, que chamou a conclusão da investigação de aberração: "É uma verdadeira aberração. Este fato reitera a percepção de que as favelas são vistas e tratadas como territórios de exceção e que qualquer morte provocada pela polícia pode ser legitimada pelo sistema jurídico", analisa Atila Roque, Diretor Executivo da Anistia Internacional.  Segundo s entidade, no momento em que Eduardo foi morto não havia confronto ou troca de tiros no local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES