Sílvio confere lançamento de documentário da arte santeira em THE

Sílvio confere lançamento de documentário em Teresina

Sílvio confere lançamento de documentário da arte santeira em THE | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O trabalho dos artes?os, as motiva?es e principalmente o processo de transmiss?o de conhecimentos entre mestres e aprendizes foram os enfoques principais do document?rio "Anjos do Piau?", produzido pela antrop?loga May Waddington lan?ado ontem ? noite, 31 de outubro, na Casa de Cultura de Teresina. O evento contou com a presen?a do prefeito de Teresina, Silvio Mendes que conferiu de perto o trabalho de v?rios artes?os piauienses, expostos no Varand?o da Casa.

O filme contou com a co-produ??o do Instituto do Patrim?nio Hist?rico Nacional, IPHAN, e apoio da Prefeitura de Teresina, atrav?s da Funda??o Cultural Monsenhor Chaves, do PRODART e do Banco do Nordeste. Muito prestigiado, o lan?amento tamb?m contou com a presen?a do presidente da FCMC, Jos? Reis Pereira, e da superintendente do IPHAN, Diva Figueiredo. Em seu discurso, a superintendente falou da import?ncia desse trabalho para o reconhecimento da Arte Santeira como patrim?nio cultural brasileiro: "Consideramos o document?rio uma pe?a importante de documenta??o da Arte Santeira do Piau? e extraordin?rio instrumento de educa??o patrimonial", disse.

"O document?rio aborda a rela??o entre mestres e aprendizes e resgata o papel de Mestre Dezinho e seu legado enquanto multiplicador do of?cio da arte santeira", diz May Waddington. Representando os artes?os, Mestre Dim falou na solenidade e agradeceu o apoio dado ao trabalho dos santeiros no Piau?.

Depois da exibi??o do curta-metragem Anjos do Piau?, subiu ao palco da Casa da Cultura o cantor e compositor Roraima, respons?vel pela trilha sonora do filme. Al?m de "Santo da Terra", composta por Roraima, Mirton e Machado Junior especialmente para o document?rio, Roraima mostrou um pouco de seus maiores sucessos e ainda m?sicas novas que far?o parte de seu pr?ximo cd.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES