Soldados que combaterão Aedes aegypti estarão na rua até sexta, 11

A população pode esperar um trabalho de qualidade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos os 750 soldados que o Exército irá ceder para a operação de combate ao mosquito Aedes aegypti no estado deverão estar nas ruas até a próxima sexta-feira (11). A informação foi repassada pelo comandante da operação em Pernambuco, o general Antônio Eudes Lima da Silva, após reunião realizada com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e do governador Paulo Câmara (PSB).

Segundo o militar, todo o estado, dentro da sequência estabelecida na reunião, está sendo atendido de imediato. "Nossas tropas no interior já estão em contato com as respectivas prefeituras para iniciar esse apoio o quanto antes, porque o momento exige isso", enfatizou o general.

Antônio Eudes afirmou que as determinações do Comando do Exército são para que os soldados empreguem todo o apoio necessário solicitado pelo governo. "Nossas ordens são: participar do trabalho de campo com agentes de saúde, sempre com orientação das respectivas secretarias. A população pode esperar um trabalho de qualidade. Iremos agilizar esse processo de esclarecimento à população, com informações adicionais, e mostrando como proceder no que tange à redução do vetor", explicou.

O comandante encerrou, afirmando que a entrada em qualquer residência que porventura esteja fechada, ocorrerá dentro do respaldo legal existente.

A parceria entre governo e Exército foi anunciada na última quarta-feira (2). O número foi definido durante reunião entre o Secretário Estadual de Saúde, José Iran Costa e o Comandante Militar do Nordeste, General Manoel Pafiadache. O inseto é responsável pela transmissão de dengue, chikungunya e zika, vírus relacionado à microcefalia.

Os homens deram início aos trabalhos na última sexta (4), mas antes de iniciar as atividades na rua, a tropa está passando por um treinamento para atuar em parceira com agentes de saúde.

Os soldados irão atuar como agentes de endemias e serão direcionados de acordo com o Centro Integrado de Informações, local que havia sido usado durante a Copa do Mundo e foi reativado para controle do mosquito.

O Centro é monitorado por instituições que também atuam no combate ao Aedes, como o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Secretaria de Defesa Social (SDS), Corpo de Bombeiros, Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) e outras autoridades.

Ao todo, 250 homens irão atuar na Região Metropolitana do Recife (RMR) e 500 serão distribuídos pelo interior do Estado, inicialmente em 19 municípios. De acordo com o secretário estadual de Saúde, José Iran Costa, 250 soldados já receberam treinamento no início do ano. A meta é que o restante dos soldados também passe por capacitação de, no máximo, dois dias para também iniciar o trabalho. Os treinamentos acontecem nas unidades militares do Recife, Petrolina, São Bento do Una e Garanhuns.

As equipes serão formadas por dois militares e um agente de saúde. Os profissionais irão atuar das 8h às 17h visitando casas em todos os bairros para identificar focos do mosquito, aplicar larvicidas em locais de água parada e orientar a população a respeito dos riscos do Aedes aegypti.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES