STF abre ação contra deputado acusado de bater na ex-mulher

O deputado responderá por lesão corporal, com base na Lei Maria da Penha.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (5) abrir uma ação penal contra o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), acusado de bater na ex-mulher. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal.

Agora, as partes serão ouvidas pelo tribunal, incluindo Lira e testemunhas do caso, o que ainda não tem data para acontecer, para só então os ministros julgarem se ele é inocente ou acusado.

O deputado responderá por lesão corporal, mas com base na Lei Maria da Penha, que aumenta a pena máxima de um ano para três de prisão quando a lesão corporal é cometida contra cônjuge ou companheiro. Normalmente, porém, penas menores do que quatro anos são convertidas em prestação de serviços à comunidade ou multa.

Segundo a acusação, a agressão teria acontecido sete meses após a separação do casal, em 2006, numa ocasião em que o deputado foi até a casa da ex-mulher em Maceió. "[Ela] foi arrastada pelos cabelos. Disse para o ex-companheiro que não era seu dono. Ambos já estavam separados havia sete meses. As agressões à vítima foram presenciadas por uma empregada doméstica", disse o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Depois de denunciar o caso, a ex-mulher deu novo depoimento em que contou não se lembrar de todos os detalhes. No entanto, Janot minimizou isso e disse que "o empurrão na mulher não pode ser tratado como delito de menor gravidade. Ele se reflete sobre toda a família. Gera violência".

Da tribuna do plenário, a advogada Fernanda Tortima, que faz a defesa do parlamentar, afirmou que a ex-mulher e a testemunha do caso, uma empregada doméstica, mentiram no seu depoimento.

"Ela [ex-mulher] fez exame de corpo de delito e o perito não viu os lábios cortados. Ela disse que sofreu uma surra de 40 minutos. E o resultado são quatro hematomas nos braços e nas pernas. Mentiram. A testemunha posteriormente assinou uma declaração voltando atrás e diz claramente que nunca presenciou agressão e que assinou a declaração na delegacia da mulher em Maceió sem sequer ter lido", disse Tortima.

O relator do caso, ministro Luiz Fux, foi contra abrir ação penal por considerar que não havia indícios suficientes contra o deputado. Ele foi seguido por Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Foram a favor da abertura da ação para que o caso seja mais bem investigado os ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello. O presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, não estava no plenário na hora em que o caso foi analisado.

Por ter foro privilegiado, Lira é julgado pelo STF e não pela justiça comum.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES