STF começa julgamento hoje sobre vínculo de trabalhador com apps

Se for aceita a chamada 'repercussão geral', a Corte vai elaborar uma espécie de guia para orientar disputas de casos semelhantes

STF começa julgamento hoje sobre vínculo de trabalhador com apps | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia a análise, nesta sexta-feira (23), sobre a possibilidade de reconhecimento de repercussão geral na controvérsia acerca do estabelecimento de vínculo empregatício entre motoristas de aplicativos e as plataformas que os conectam aos clientes. O julgamento terá início no plenário virtual.

Apesar das discussões em curso, ainda não há uma decisão definitiva sobre o tema. Caso a repercussão geral seja reconhecida, o STF irá desenvolver diretrizes para orientar processos semelhantes que estão em tramitação nas instâncias inferiores da Justiça.

Essa medida permitirá ao STF a oportunidade de uniformizar a interpretação do tema, conhecido como "uberização", em todo o Poder Judiciário. Caso seja dado esse primeiro passo, a Corte posteriormente agendará uma data para deliberação do mérito do processo.

Antes dessa etapa, o relator do caso pode conduzir audiências públicas e ouvir as partes interessadas, além de ter o poder de suspender processos similares em todo o país.

Para que seja reconhecida a existência de uma questão constitucional a ser decidida, é necessário o voto da maioria absoluta dos ministros. Somente após o cumprimento desse requisito é que se procede à análise da repercussão geral, a qual só pode ser negada com o voto de dois terços dos ministros, ou seja, oito magistrados. O julgamento ocorrerá ao longo de um período de seis dias úteis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES