STF decidirá se Estado tem de indenizar vítimas de bala perdida em ações policiais

O julgamento do STF tem como base a morte de Vanderlei Conceição de Albuquerque, de 34 anos, em junho de 2015.

STF decidirá se Estado tem de indenizar vítimas de bala perdida em ações policiais | Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve fixar na próxima quarta-feira (10) o entendimento final sobre a possibilidade de o Estado ser responsabilizado pela morte de pessoas vítimas de balas perdidas durante operações policiais ou militares. O julgamento do STF tem como base a morte de Vanderlei Conceição de Albuquerque, de 34 anos, em junho de 2015, segundo o R7.

O QUE OCORRE COM A DECISÃO: Os ministros têm posições distintas sobre se o Estado deve ser obrigado a pagar indenização quando não for possível comprovar a origem do disparo. Caso os ministros entendam que o Estado deve ser responsabilizado, familiares de vítimas terão o direito de receber alguma indenização. 

CASO VANDERLEI: Ele foi atingido por um tiro de arma de fogo dentro da própria casa, na comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro, durante um tiroteio entre moradores, militares do Exército e policiais militares. A família moveu uma ação contra a União e o Estado, mas o juízo de primeiro grau julgou improcedentes os pedidos de indenização por danos morais, ressarcimento das despesas do funeral e pensão vitalícia. A decisão teve base na ausência de comprovação de que o disparo que causou a morte foi realizado por militares do Exército.

Na época, o TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) afirmou que não há evidências ligando o incidente à ação dos militares do Exército na comunidade, já que o laudo pericial não determinou a origem do projétil. No STF, a família argumentou que discutir a origem da bala é desnecessário, pois o Estado é responsável objetivamente pelos danos causados por seus agentes a terceiros, conforme o parágrafo 6° do artigo 37 da Constituição Federal.

STF decidirá se Estado tem de indenizar vítimas de bala perdida | FOTO: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

No julgamento, a maioria dos ministros do Supremo decidiu que a perícia inconclusiva sobre a origem do disparo gera responsabilidade da União pela morte, já que a operação foi realizada por uma força federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES