STF envia à PGR pedido de investigação contra Zé Trovão por ameaças a Lula

O motivo do pedido foi um vídeo publicado pelo deputado do PL, no qual ele fez críticas ao chefe do Executivo

Avalie a matéria:
Deputado Zé Trovão | Divulgação Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação feito pelo deputado Zeca Dirceu (PT-PR) contra o também deputado Zé Trovão (PL-SC) por ameaças ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Protocolado no dia 25 de julho, o caso está sob a responsabilidade do ministro Dias Toffoli. 

O pedido foi encaminhado pela  presidente do STF para a PGR nesta segunda-feira, 31. O motivo do pedido foi um vídeo publicado pelo deputado do PL, no qual ele fez críticas ao chefe do Executivo. Nas imagens, Zé Trovão comentou uma fala de Lula extraída de contexto e o chamou de "bandido, ladrão e descondenado". A publicação foi removida do perfil do deputado no Instagram.

"No fim dos seus dias, Lula, vamos te arrancar dessa cadeira e te devolver para a cela de onde nunca deveria ter saído. Você deve passar o resto da sua vida preso. E não apenas você. Você e todos que te acompanham, porque bandido... Bandido bom é na cadeia ou morto. Fica aqui o meu recado e meu repúdio a essa fala desse porco nojento", declarou Zé Trovão no vídeo.

O deputado do PL fez referência a um trecho do discurso de Lula realizado em 21 de julho no Palácio do Planalto. Na ocasião, o presidente discorreu sobre a fome no Brasil e mencionou quem é preso por roubar "um pãozinho". No vídeo, Zé Trovão interpretou que o chefe do Executivo estava relativizando crimes e "pequenos furtos". Para o deputado Zeca Dirceu, a fala de Zé Trovão foi uma "conduta de evidente violência e intolerância democrática" e uma "grave ameaça contra a vida do presidente".

O deputado do PT solicitou a "adoção de medidas administrativas pertinentes" devido às responsabilidades pelos supostos crimes cometidos, além de medidas legais para interromper a divulgação do vídeo, por "representar prática de violência, ódio, ameaças e intolerância política". O líder do PT afirma que as declarações de Zé Trovão estimulam o ódio e ameaçam a vida do presidente. 

"Tratam-se de discurso e performance que além de incitar, incentiva e legitima sentimentos de ódio e ações violentas. Além de expressar um desejo do Representado pela morte do Presidente da República", declarou no documento.  Pelo Twitter, Zeca Dirceu declarou ser preciso acabar com as ameaças a Lula. "A boa política é feita com críticas, controvérsias e também com diálogo. Não há mais espaço para ameaças ao presidente Lula. Temos que dar um basta!", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES