STF forma maioria e exige plano para implantar melhorias no sistema carcerário

Para os ministros, os governos estaduais e federal devem elaborar planos para enfrentar os graves problemas no sistema prisional.

Plenário do STF nesta terça-feira | Rosinei Coutinho/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta terça-feira (3) a favor da declaração de um "estado de coisas inconstitucional" no sistema carcerário brasileiro. Essa decisão implica o reconhecimento de uma violação em larga escala e sistêmica dos direitos dos presos, permitindo ao tribunal exigir que o Poder Público tome medidas corretivas. Para os ministros, os governos estaduais e federal devem elaborar planos para enfrentar os graves problemas no sistema prisional.

A posição predominante reflete as propostas apresentadas pelo relator, ministro Marco Aurélio Mello (aposentado), e pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte. Barroso propôs prazos mais extensos para a criação dos planos, além de outras medidas não contempladas inicialmente pelo relator, como a participação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na elaboração das propostas e a necessidade de homologação pelo STF, além do monitoramento do cumprimento pelo CNJ.

Os ministros estão analisando o mérito de uma ação apresentada pelo Psol sobre esse tema, cujo julgamento foi retomado nesta terça. No entanto, o julgamento foi suspenso no início da tarde e será retomado nesta quarta-feira (4), uma vez que o ministro Gilmar Mendes ainda não votou, pois não conseguiu acessar a videoconferência.

O ministro Marco Aurélio Mello, que está aposentado, já havia apresentado seu voto, alinhando-se ao reconhecimento da violação de direitos. Ele sugeriu prazo de seis meses para a elaboração do plano nacional, com participação do Conselho Nacional de Justiça. Esse prazo começará a contar a partir da publicação da decisão. O plano nacional, que passará pela validação do Supremo e pelo monitoramento do CNJ, será implementado em um cronograma de três anos.

Os planos estaduais e do Distrito Federal serão propostos em seis meses, após a homologação do cronograma nacional. Os planos dos governos devem incluir medidas para o controle da superlotação dos presídios, por meio de mutirões para examinar os processos de execução de penas, a melhoria da infraestrutura das prisões, programas de ensino a distância nos presídios e propostas de compensação pelo cumprimento de pena em regime mais rigoroso.

O ministro Barroso também determinou que juízes e tribunais de instâncias inferiores terão que justificar o motivo de não optar por medidas cautelares ao determinar ou manter prisões provisórias, a fixar penas alternativas à prisão quando possível e a levar em consideração a situação do sistema penitenciário ao conceder, aplicar e executar penas.

Além disso, ele estabeleceu a realização de audiências de custódia no prazo de 24 horas, contadas a partir do momento da prisão, preferencialmente de forma presencial, e a liberação de recursos do Fundo Penitenciário Nacional. A posição de Mello e Barroso conta com o apoio dos ministros Cristiano Zanin, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia, resultando em um placar de nove a zero.

O ministro Alexandre de Moraes destacou divergências em relação às propostas de gestão carcerária do ministro Barroso, que devem estar contempladas nos planos, como a gestão da lotação com antecipação de saída e progressão de regime.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES