STF forma maioria para condenar Aécio Lúcio pelos atos golpistas do 8/1

O bolsonarista enfrenta condenação por pelo menos dois crimes: dano qualificado e deterioração de patrimônio público tombado

Ministros do STF | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (14), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento dos réus acusados pelos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro, e, até o momento, foi formada uma maioria para condenar Aécio Lúcio Costa Pereira. O processo envolve um total de cinco crimes, sendo eles: dano qualificado, deterioração de patrimônio público tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa.

Os ministros do STF, incluindo o relator do caso, Alexandre de Moraes, votaram pela condenação do réu em todos esses crimes. Moraes sugeriu uma pena total de 17 anos de reclusão, 100 dias-multa e uma indenização coletiva de R$ 30 milhões, a ser compartilhada com outros réus no processo. Cristiano Zanin e Luiz Edson Fachin também acompanharam a posição de Moraes, embora Zanin tenha proposto uma pena menor, estipulando 15 anos de prisão.

Leia Mais

STF condena Aécio Lúcio Costa Pereira, 1º réu do 8/1 , a 17 anos de prisão por cinco crimes

No entanto, outros ministros, como Luís Roberto Barroso, André Mendonça e Nunes Marques, abriram divergência em suas posições. Barroso votou pela absolvição no crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, mas defendeu a condenação pelos demais crimes. Já André Mendonça propôs a absolvição do réu no crime de golpe de Estado, com condenação nos outros crimes. Kassio Nunes Marques votou pela condenação nos crimes de dano qualificado e deterioração de patrimônio público tombado, com absolvição nos outros crimes.

Este julgamento histórico marca a primeira vez em que a Suprema Corte brasileira julga civis por tentativa de golpe de Estado, após a aprovação da Lei dos Crimes contra o Estado Democrático de Direito, que revogou a Lei de Segurança Nacional da época da ditadura militar. Esta nova legislação incluiu, no Código Penal, um capítulo que aborda os "Crimes contra a soberania nacional," prevendo infrações como a abolição violenta do Estado Democrático de Direito e o golpe de Estado, com penas que variam de 4 a 12 anos de prisão.

O julgamento ainda não foi concluído, pois aguarda-se os votos de outros ministros. O processo, que envolve mais de 1.300 denúncias contra pessoas acusadas de participação nos atos golpistas do 8 de janeiro, está sendo acompanhado de perto e é esperado que todas as denúncias sejam julgadas até o final deste ano.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES