STF forma maioria para derrubar marco temporal das terras indígenas

6 dos 11 ministros já votaram para derrubar tese que limitaria demarcações de terras indígenas.

STF forma maioria para derrubar marco temporal das terras indígenas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou uma maioria de votos para rejeitar a validade do marco temporal na demarcação de terras indígenas. Até o momento, seis ministros são contrários a essa tese. A maioria foi consolidada com o voto do ministro Luiz Fux.

A manifestação do voto de Fux gerou grande celebração do lado de fora do Supremo, onde indígenas de diversas etnias acompanhavam o julgamento.

Fux seguiu a posição do relator, ministro Edson Fachin, assim como os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli.

Esses magistrados acreditam que não é necessário comprovar que os povos originários ocupavam a terra no momento da promulgação da Constituição de 1988 para que possuam direitos sobre o solo. Portanto, consideram inconstitucional estabelecer esse critério, conforme proposto pelo Congresso Nacional por meio de lei ou por decisão do Poder Judiciário.

Por outro lado, os ministros Nunes Marques e André Mendonça apoiam a tese do marco temporal.

No âmbito do Legislativo, a apreciação do projeto relacionado ao marco temporal, que já havia sido votado pela Câmara dos Deputados, foi adiada na quarta-feira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Após um pedido de vista apresentado por membros do governo que defendem uma decisão por parte do STF, o texto do relator Marcos Rogério (PL-RO) será examinado pelo grupo somente na próxima semana.

Atualmente, 214 processos que abordam a mesma temática estão em suspenso, aguardando uma resolução por parte do STF, dada a repercussão geral do caso que está sob análise na Corte. O debate sobre o marco temporal foi levado ao STF por meio de uma ação de reintegração de posse movida pelo governo de Santa Catarina contra o povo Xokleng, referente à Terra Indígena (TI) Ibirama-Laklãnõ, onde também reside a comunidade indígena Guarani e Kaingang.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES