STF forma maioria pela obrigatoriedade da criação do juiz das garantias

A discussão se arrasta há nove sessões e o indicativo é que o julgamento deve prosseguir na próxima quarta-feira (23).

STF forma maioria pela criação do juiz de garantias | Nelson Jr. / STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) está discutindo a criação do juiz das garantias no Brasil. Até o momento, seis ministros concordam que essa nova figura jurídica deve ser implementada pelos tribunais, embora haja discordâncias sobre o prazo e a maneira de fazê-lo. A discussão se arrasta há nove sessões e o indicativo é que o julgamento deve prosseguir na próxima quarta-feira (23). 

O juiz das garantias seria responsável por aprovar medidas cautelares e investigativas, como prisões preventivas e quebras de sigilo, durante a fase de investigação em processos penais. No entanto, o julgamento do acusado ficaria a cargo de outro juiz, com o intuito de promover maior imparcialidade no processo.

O debate ocorre no contexto do pacote anticrime sancionado por Jair Bolsonaro em 2019, e envolve diversos pontos, incluindo a criação do juiz das garantias. 

A maioria dos ministros, incluindo Dias Toffoli, Cristiano Zanin, André Mendonça e Edson Fachin, defende que a implementação ocorra em um período de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12. Alexandre de Moraes propõe um período de 18 meses, mas está disposto a acompanhar a maioria. Quatro ministros ainda precisam votar sobre o assunto.

O ministro Nunes Marques, por outro lado, defendeu um prazo maior de 36 meses, argumentando que os tribunais precisam de mais tempo para se ajustarem financeiramente ao novo modelo.

Nesta quinta-feira (17), o ministro Alexandre de Moraes concluiu a leitura de seu voto iniciado ontem — para ele, a criação do juiz das garantias não deve ser confundida com um sinal de parcialidade dos magistrados que atuaram nos processos criminais até o momento.

"Não acho justo com os juízes criminais dizer que o juiz de garantias vem para garantir a imparcialidade dos julgamentos. É um modelo que o legislador adotou e o que temos que analisar é se essa opção é constitucional ou não", afirmou.

No entanto, o ministro Edson Fachin é o único que defende que a competência do juiz das garantias se encerre somente após o recebimento da denúncia pelo Ministério Público.

O relator do caso, ministro Luiz Fux, permanece isolado em sua posição contra a obrigatoriedade do juiz das garantias. Ele acredita que a instalação do modelo deveria ser opcional, permitindo que cada tribunal e estado decidisse de acordo com suas circunstâncias.

Associações de magistrados argumentam que o modelo é inviável financeiramente e que criaria problemas para o sistema de Justiça. Mesmo assim, elas afirmam que cumprirão eventual decisão do STF pela obrigatoriedade do modelo, desde que seja estabelecido um prazo razoável.

O juiz das garantias foi criado em 2019 no pacote anticrime para trazer mais imparcialidade aos processos penais, dividindo as funções entre o juiz das garantias e o juiz responsável pelo julgamento. Sua implementação foi adiada inicialmente por seis meses e, posteriormente, foi paralisada por Luiz Fux, relator do caso, aguardando julgamento por três anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES