STF reage a relatório e diz que todas as suas decisões são fundamentadas

Supremo afirma que não se tratam das decisões de derrubada perfis, mas ofícios enviados às plataformas

Avalie a matéria:
STF reage a relatório e diz que todas as suas decisões são fundamentadas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) respondeu, nesta quinta-feira (18), ao relatório divulgado pelo Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara dos EUA, controlado pelo Partido Republicano, que expôs decisões de processos sigilosos relacionadas ao bloqueio de perfis e remoção de conteúdos da plataforma X (antigo Twitter), cujo dono é o bilionário de extrema-direita Elon Musk.

O documento, com 541 páginas, foi intitulado "O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio da administração Biden: o caso do Brasil". O relatório inclui ordens judiciais enviadas às empresas responsáveis pelas redes sociais, porém não explica as determinações. O órgão aproveitou o embate envolvendo o X de Elon Musk e a Justiça brasileira para criticar Biden.

Em uma nota divulgada, a assessoria da Corte esclareceu que "não se tratam das decisões fundamentadas que determinaram a retirada de conteúdos ou perfis, mas sim dos ofícios enviados às plataformas para cumprimento da decisão". O texto ainda ressalta que todas as determinações do STF são devidamente fundamentadas, conforme estabelece a Constituição, e que as partes envolvidas têm acesso à argumentação apresentada.

O presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, afirmou que não irá comentar o relatório divulgado, destacando que “é um problema de política interna dos Estados Unidos”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES