STF tem 129 pedidos de intervenção federal

Segundo o tribunal, processos envolvem 12 das 27 unidades da federação. A maior parte refere-se a precatórios

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa atualmente 129 pedidos de intervenção federal em 12 das 27 unidades da federação, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (19). Segundo o STF, a maior parte dos pedidos trata da execução de sentença de precatórios. São Paulo concentra o maior número de ações (51), seguido do Rio Grande do Sul (41), Espírito Santo e Paraíba (oito cada), Rio de Janeiro (cinco), Pará (cinco), Goiás (três), Paraná (dois), Ceará (dois), Distrito Federal (dois), Rondônia (um) e Alagoas (um).

"A Constituição brasileira preserva a autonomia de estados, municípios e do Distrito Federal, mas abre exceções para a intervenção da União em alguns casos como a manutenção da integridade nacional; para repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra; em caso de grave comprometimento da ordem pública; e para garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação", informa o STF.

O processo mais recente refere-se ao Distrito Federal, e foi protocolado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Ele alega, segundo o Supremo, que a medida busca "resgatar a normalidade institucional e a credibilidade das instituições", após denúncias de corrupção que resultaram na prisão do governador José Roberto Arruda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES