STF volta a julgar hoje porte de drogas para consumo próprio

Já há maioria de votos para que seja definido um critério que diferencie usuário de traficante

STF volta a julgar hoje porte de drogas para consumo próprio | Foto: Ascom/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (6), o Supremo Tribunal Federal (STF) prossegue com o julgamento de um recurso que aborda a questão da criminalização do porte de drogas para consumo pessoal. A decisão do tribunal terá repercussão em pelo menos 6.345 processos, de acordo com informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

JULGAMENTO COMEÇOU EM 2015

O julgamento iniciou-se em 2015 e até o momento, seis votos foram apresentados. Desde agosto de 2023, há uma maioria defendendo a necessidade de o tribunal estabelecer um critério para distinguir entre usuários e traficantes. O placar atual é de 5 a 1 em relação à discussão sobre a criminalização do porte de maconha para uso pessoal, com cinco votos sustentando que não constitui crime essa conduta. Há um voto divergente em relação a esse entendimento.

ANDRÉ MENDONÇA É O PRÓXIMO A VOTAR

O caso retorna ao plenário para deliberação com o voto do ministro André Mendonça, que havia solicitado mais tempo para análise do processo em agosto do ano anterior. Além disso, mais quatro ministros devem proferir seus votos, a menos que haja uma nova solicitação de vista. 

O QUE ESTÁ EM JOGO?

O tribunal está prestes a decidir se é crime uma pessoa portar drogas para uso pessoal e também determinar a quantidade considerada como uso individual de uma ou mais substâncias. Esta decisão terá repercussão geral, o que significa que será aplicada por outras instâncias da Justiça em casos similares. Há mais de 6.345 processos suspensos aguardando essa decisão. O tráfico de drogas continuará sendo crime, punido com pena de 5 a 20 anos de prisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES