Sudene mantém permanência de 50 municípios no semiárido; confira lista

Luís Correia, no Piauí, está na lista de municípios mantidos temporariamente no semiárido pelo Conselho Deliberativo da Sudene

Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene | Álvis Aleluia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em resposta aos prognósticos adversos do fenômeno climático El Niño previstos para 2024, o Conselho Deliberativo da Sudene tomou uma medida excepcional, decidindo pela permanência de 50 municípios que anteriormente estavam sujeitos à exclusão da região semiárida. A determinação, publicada ontem no Diário Oficial da União, abrange nove estados sob jurisdição da autarquia.

A Resolução Condel nº 176/2024, assinada pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estabelece essa medida como temporária, com validade de um ano. A revisão futura dependerá de informações fornecidas por órgãos especializados do Governo Federal, incluindo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, explicou que a decisão levou em consideração as previsões climáticas preocupantes para o ano atual, agravadas pelo risco de seca relacionado ao El Niño. A decisão visa analisar as consequências da exclusão dos municípios do semiárido em meio a uma instabilidade climática desencadeada por esse fenômeno.

Na revisão realizada em 2021 e aprovada pelo Conselho em 2023, um grupo de trabalho composto pela Sudene e outras 11 instituições federais especializadas recomendou a exclusão de 50 cidades do semiárido. Essa decisão foi baseada em análises técnicas e científicas que seguiram padrões da Organização Mundial de Meteorologia (WMO). A análise climática considerou dados do período de 1991 a 2020.

Os critérios de análise adotados incluem o Índice de Aridez de Thornthwaite igual ou inferior a 0,50; precipitação pluviométrica média anual igual ou inferior a 800 mm; e percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%. Para ser considerado parte do semiárido, um município precisa atender a pelo menos um desses indicadores.

A previsão para 2024, destacada na quarta edição do painel El Niño, aponta para uma seca mais severa no Nordeste. O levantamento, assinado conjuntamente pelo INPE, INMET, ANA e CENAD, sugere uma maior probabilidade de chuva abaixo da média em partes das regiões Norte e Nordeste, com o surgimento de áreas de seca grave na Bahia, Alagoas e Sergipe.

Os municípios que permanecerão no semiárido já têm acesso aos instrumentos de ação da Sudene, como fundos regionais e incentivos fiscais. No entanto, as condições de oferta de crédito para essas regiões específicas consideram os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), destinando significativos recursos para projetos nesse território. A medida busca mitigar os impactos da possível seca agravada pelo El Niño, garantindo o suporte necessário para o desenvolvimento dessas localidades.

Lista de municípios mantidos temporariamente no semiárido pelo Conselho Deliberativo da Sudene

Alagoas (4): Arapiraca; Lagoa da Canoa; Coité do Nóia; Quebrângulo;

Bahia (4): Iguaí; Itarantim; Itororó; Potiragupá;

Ceará (4): Horizonte; Jijoca de Jericoacoara; Barroquinha; Chaval;

Minas Gerais (8): Rubim; Salto da Divisa; Santa Maria do Salto; Jacinto; Bandeira; Jordânia; Mata Verde; Felisburgo;

Paraíba (10): Lagoa de Dentro; Borborema; Serra da Raiz; Serraria; Sertãozinho; Cuitegi; Duas Estradas; Pilões; Pilõezinhos; Pirpirituba;

Pernambuco (5): Lagoa do Ouro; Lagoa dos Gatos; Brejão; Correntes; Palmeirina;

Piauí (1): Luís Correia;

Rio Grande do Norte (7): Lagoa Salgada; Brejinho; Macaíba; Monte Alegre; Várzea; Vera Cruz; Passagem;

Sergipe (7): Amparo de São Francisco; Aquidabã; São Miguel do Aleixo; Macambira; Cedro de São João; Nossa Senhora das Dores; Cumbe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES