STF suspende regra imposta por TSE que limitava ação de crime eleitoral

Foi uma derrota do ministro Antonio Dias Toffoli, que assumiu o comando do TSE na semana passada.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O plenário do Supremo Tribunal Federal suspendeu nesta quarta-feira, 21, uma regra imposta em dezembro pelo Tribunal Superior Eleitoral segundo a qual o Ministério Público teria de pedir autorização à Justiça para investigar suspeitas de crimes eleitorais. Foi uma derrota do ministro Antonio Dias Toffoli, que assumiu o comando do TSE na semana passada. Ele era a favor da restrição.

Por 9 votos a 2, o plenário do Supremo concedeu uma liminar suspendendo o artigo 8º. da resolução por considerar que ele feria a Constituição.

Os defensores da restrição argumentaram que a medida servia para evitar o uso político das investigações, como, por exemplo, manter uma suspeita em segredo e só divulgá-la às vésperas de uma votação.

Autora da ação julgada pelo Supremo, a Procuradoria-Geral da República sustentou, no entanto, que a regra violava o princípio acusatório, o dever de imparcialidade da Justiça.

?Ferramentas?. Ex-integrante do Ministério Público, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, afirmou que o TSE extrapolou ao editar a resolução. ?Quanto maior for o número de legitimados para fazer a apuração, mais ferramentas o Estado disporá para investigações sobre eventuais práticas delitivas?, disse.

Ele afirmou que não conseguia ver razões ou benefícios para dar à Justiça Eleitoral a ?exclusividade? para determinar a abertura de inquéritos?.

O presidente do STF disse ainda que a Constituição garante ao Ministério Público a prerrogativa de requisitar diligências e instalar inquéritos.

?Condicionar as investigações a uma autorização do juiz, instituindo uma modalidade de controle judicial inexistente na Constituição Federal, é incompatível com o sistema acusatório. A independência do Ministério Público ficaria significativamente esvaziada?, afirmou o relator do processo no STF, ministro Luis Roberto Barroso.

?Contraria a Constituição Federal a submissão da instauração de inquérito a uma decisão judicial?, acrescentou. Para a ministra Cármen Lúcia, que já presidiu o TSE, ?o Ministério Público é o advogado da sociedade que, na Justiça Eleitoral, atua de frente, de maneira direta?. ?Não me parece razoável retirar qualquer tipo de função que ele possa desempenhar, para que o cidadão não fique desguarnecido?, afirmou ela.

Coube a Toffoli a defesa veemente da resolução do tribunal. Ele foi acompanhado apenas pelo ministro Gilmar Mendes, que é vice-presidente do TSE. Toffoli foi o relator da resolução no tribunal eleitoral.

?Não há nenhum cerceamento do poder investigatório de quem quer que seja. A detenção do poder de polícia judiciária nas mãos da magistratura visa impedir que órgãos que não sejam imparciais ? e o Ministério Público é parte ? atuem e infiram no processo eleitoral de maneira direcionada ou parcial?, disse. De acordo com o ministro, a medida teve o objetivo de garantir ?transparência, oficialidade e segurança jurídica aos procedimentos eleitorais?.

?Sujeito?. Em nome do Ministério Público, a vice-procuradora-geral eleitoral, Ela Wiecko, afirmou que, pela Constituição, o juiz não pode determinar a instauração de inquéritos nem participar da produção de provas. ?O juiz é sujeito do processo. Não é parte?, afirmou ela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES