Supremo começa a analisar recurso de Roriz contra ficha limpa

Diante de um plenário lotado, o julgamento começou com a leitura do relatório do ministro Carlos Ayres Britto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento do recurso do candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC), que teve o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa. É o primeiro julgamento sobre a validade da norma no STF.

Diante de um plenário lotado, o julgamento começou com a leitura do relatório do ministro Carlos Ayres Britto. Em seguida, haverá a manifestação da defesa do candidato. Depois, falará o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que apresentará o parecer do Ministério Público Federal sobre o caso.

Em 2007, o ex-governador do DF renunciou mandato de senador para escapar de processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado. Apresentada por iniciativa popular, com cerca de 2 milhões de assinaturas, a norma proíbe a candidatura de políticos condenados em decisões colegiadas e que renunciaram a mandato eletivo para escapar de cassação.

No parecer encaminhado ao Supremo na última segunda (20), Gurgel se posicionou contra a liberação do registro de candidatura de Roriz e reafirmou a validade da ficha limpa para as eleições deste ano e a aplicação das normas a casos anteriores a sua vigência.

Os advogados de Roriz contestam dispositivos polêmicos da Lei da Ficha Limpa, que geraram interpretações diversas no TSE e nos tribunais regionais. O primeiro deles é a validade da ficha limpa para as eleições deste ano.

Segundo a defesa do ex-governador, a norma determina a inclusão ou exclusão de candidatos e interfere no processo eleitoral, por isso, não poderia ser aplicada neste pleito.

Ainda de acordo com os advogados, a lei não poderia retroagir para modificar os efeitos da renúncia do ex-senador, que na época não era considerada motivo para torná-lo inelegível por oito anos.

Cerca de 200 manifestantes pró-Roriz se aglomeram em frente ao STF na praça dos Três Poderes. Um forte esquema de segurança foi armado no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (22) para o julgamento.

Grades de isolamento foram posicionadas a pelo menos 50 metros de distância da sede da Suprema Corte, e a entrada de veículos será monitorada por seguranças.

A área destinada ao público na Praça dos Três Poderes também foi dividida em duas partes para evitar o contato entre manifestantes favoráveis a Roriz e defensores da Lei da Ficha Limpa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES