Supremo decide manter prisão de Valdemar Costa Neto e aliados de Bolsonaro

Além de Valdemar da Costa Neto, foram mantidas prisões de Filipe Garcia, Marcelo Câmara e Rafael Martins de Oliveira.

Valdemar Costa Neto | Leonardo Prado/Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a prisão do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, juntamente com outras três pessoas detidas durante a Operação Tempus Veritatis, conduzida pela Polícia Federal na quinta-feira, dia 8. Todos passaram por uma audiência de custódia realizada nesta sexta-feira, dia 9, na Superintendência Regional da Polícia Federal, no Distrito Federal.

O presidente do PL foi detido em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e por usurpação mineral, após ser encontrado com uma pepita de ouro durante a operação. Valdemar Costa Neto estava em sua residência, localizada na região central de Brasília, que coincide com a sede do PL, no edifício Brasil 21.

De acordo com informações da PF, Marcelo Câmara era responsável pelo monitoramento de autoridades e coleta de informações em apoio a um suposto plano de golpe de Estado.

A defesa do ex-deputado alega que a arma encontrada no local pertence a um parente e seria devidamente registrada. Além disso, os advogados afirmam que a pepita possui baixo valor e não configura um delito, de acordo com jurisprudência estabelecida.

O ex-chefe da Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro, Fabio Wajngarten, comentou sobre a manutenção da prisão de Valdemar em uma publicação na rede social X (ex-Twitter). "A decisão de não liberar o Presidente Valdemar neste momento apenas evidencia ainda mais o período conturbado que o Brasil enfrenta. Minha solidariedade a ele, bem como à sua esposa e familiares. É vergonhoso."

Além de Valdemar Costa Neto, os outros detidos durante a operação e cujas prisões foram mantidas após a audiência de custódia são Filipe Garcia, Marcelo Câmara e Rafael Martins de Oliveira.

A Operação Tempus Veritatis, que significa "hora da verdade" em latim, foi deflagrada pela PF para investigar uma organização criminosa envolvida na tentativa de golpe de Estado e na abolição do Estado Democrático de Direito. Foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão, em endereços localizados nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES