Supremo marca julgamento da deputada Carla Zambelli para o mês de agosto

O STF agendou para os dias 11 e 21 de agosto a data de julgamento do inquérito em desfavor da deputada

Deputada Carla Zambelli | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na volta do recesso do Poder Judiciário, em agosto, o Supremo Tribunal Federal vai julgar se aceita denúncia contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) O STF agendou para os dias 11 e 21 de agosto a data de julgamento do inquérito em desfavor da deputada por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo.

No processo, a relatoria é do ministro Gilmar MendesO Supremo vai analisar o processo e caso a  acusação da Procuradoria Geral da República seja aceita, a deputada passará a ser ré em uma ação criminal. O processo em questão investiga o episódio em que a deputada, no período de véspera do segundo turno da eleição para presidente da República, no dia 29 de outubro, discutiu com um simpatizante do candidato petista, o  atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, ela perseguiu o apoiador com arma de fogo em punho e o momento foi filmado e viralizou nas redes.

O episódio resultou em muitas críticas, inclusive, de apoiadores do então presidente e candidato Jair Bolsonaro, como o ex-ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais apoiadores do ex-presidente e que considerou o episódio crucial para a derrota no pleito eleitoral do ex-presidente.

Por causa dessa ação, os endereços da deputada foram alvos de busca e apreensão. A Polícia Federal apreendeu armas, neste ano, em uma ação que foi autorizada pelo ministro Gilmar Mendes, do STF. O inquérito será julgado no plenário virtual, quando os ministros depositam os votos por escrito em ambiente digital, sem discussões e debates. No STF, novo ministro Cristiano Zanin vai tomar posse no dia 3 de agosto e pode participar do julgamento do processo que corre sob sigilo.

A denúncia foi oferecida pela Procuradorai Geral da República, que disse, em nota, que a deputada não tinha autorização para fazer uso ostensivo da arma em público.  A deputada tinha porte de arma de fogo de uso permitido para defesa pessoal. A deputada esclareceu que tnha porte de arma autorizado pela Polícia Federal e disse que sacou a arma pois deu voz de prisão à pessoa que, por diversas vezes, a ameaçava.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES