Supremo Tribunal Federal julga se Estado deve indenizar vítimas de balas perdidas

Julgamento foi retomado nesta sexta-feira (1º), no plenário virtual. Caso envolve operação militar no Rio de Janeiro

Supremo Tribunal Federal julga se Estado deve indenizar vítimas de balas perdidas | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, nesta sexta-feira (1º), o julgamento do recurso que discute se o Poder Público deve pagar indenização pela morte de vítimas de balas perdidas durante operações policiais, mesmo quando não é possível verificar a origem do tiro. 

⚠️O QUE VOCÊ PRECISA SABER?

- Em outubro de 2023, o ministro André Mendonça pediu mais tempo para análise, interrompendo o processo.

- O relator, ministro Edson Fachin, votou a favor da responsabilidade do Estado pela reparação, sugerindo uma tese para casos similares: "Sem perícia conclusiva, há responsabilidade estatal pelas causalidades em operações policiais."

- Fachin foi apoiado pela ministra Rosa Weber, agora aposentada. Novos votos ainda não foram apresentados.

PLENÁRIO VIRTUAL

Os ministros estão analisando o caso no plenário virtual, um formato de julgamento em que os votos são registrados eletronicamente em uma página do tribunal na internet. O julgamento está programado para ser concluído em 8 de março, a menos que haja solicitações de vista ou destaque, que levariam o caso para julgamento presencial. 

HISTÓRICO

Decisões prévias do Supremo Tribunal Federal já estabeleceram que o Poder Público é responsável pelos danos nessas circunstâncias, resultando no pagamento de indenizações às famílias das vítimas. Um exemplo disso ocorreu em março do ano passado, durante a análise de um caso pela Segunda Turma do STF.

A decisão do Supremo Tribunal Federal terá agora o que é chamado de "repercussão geral", significando que uma definição sobre a questão será aplicada em processos similares em todas as instâncias da Justiça.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES