Tarcísio de Freitas descarta candidatura para presidente em 2026

Governador de São Paulo avisou Bolsonaro que não será candidato a presidente em 2026

Governador Tarcísio de Freitas | Divulgação Governo de São Paulo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, do Republicanos, afirmou que não planeja ser candidato a Presidente da República nas eleições de 2026. A informação foi confirmada pelos interlocutores do governador e também pela assessoria do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os dois estiveram reunidos depois da crise em que Tarcísio manifestou apoio à reforma tributária aprovada na semana passada na Câmara dos Deputados.

No encontro com Bolsonaro, Tarcísio demonstrou incômodo com acusações de aliados da base do ex-presidente de que ele estava sendo considerado traidor. Na ocasião, o governador paulista teria dito a Bolsonaro que quando esteve ministro da Infraestrutura nunca agiu como radical e nem participou de polêmicas e, por isso, é incompreensível que alguns bolsonaristas exijam essa postura dele.

Para quem estava na reunião, a percepção é de que houve um acerto entre Bolsonaro e Tarcísio. No entanto, continua o incômodo pois ele continua sofrendo críticas da base do ex-presidente. Equipe do Palácio Bandeirantes esperava que com esta sinalização de que não seria candidato, os ataques diminuíssem. Nesta semana, o governador foi procurado por três ministros de Bolsonaro, como Ciro Nogueira, Fábio Faria e Bruno Bianco. A preocupação é de que uma divisão possa impactar na agenda de governo e, com isso, beneficiar a oposição a Tarcísio, especialmente na Assembleia Legislativa.

Nesta semana, Tarcísio de Freitas realizou várias reuniões com equipe de governo para balanço de ações da gestão, sobretudo, a relação com a Assembleia, já que o governador tem dificuldades com os parlamentares bolsonaristas que estão incomodados com o possível afastamento do governador do ex-presidente. Além do mais, o União Brasil dá pressão por mais espaço na administração.

Segundo fontes do Governo paulista, após retorno do recesso parlamentar, em agosto, será o momento do secretário Gilberto Kassab, de Governo e Relações Institucionais, mostrar serviço e tentar por equilíbrio na base e evitar que projetos prioritários que ainda serão encaminhados sejam aprovados sem sobressaltos.

Aliados do governo paulista consideram o momento difícil e defendem até uma troca de líderes do Governo na Assembleia. A proposta é formar uma coalizão entre o Republicanos, o PL, o MDB, PSB e PP para que seja replicada nas eleições de 2024, sendo que a cabeça de chapa ficaria com o candidato mais bem posicionado em cada cidade do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES