Tarcísio de Freitas tem vitória com aprovação de privatização da Sabesp

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (6), o texto-base que autoriza a privatização da Sabesp.

Tarcísio de Freitas enviou proposta de privatização para aprovação da Assemblei | Marcello Casal Jr.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, em meio a confrontos entre manifestantes e a Polícia Militar, o texto-base que autoriza a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo). Essa decisão representa uma vitória para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), com mais de 62 deputados votando a favor, superando as expectativas.

O texto aprovado possibilita a redução da participação estatal na Sabesp, atualmente em 50,3%, sem definir a nova parcela. O governo, sob a gestão de Tarcísio, propõe manter "algo entre 15% e 30%", com detalhes a serem determinados em estudos futuros. A "golden share" assegura ao governo poder de veto em decisões cruciais do conselho da empresa.

A legislação estabelece que 30% do valor arrecadado com a venda de ações será destinado ao Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento no Estado de São Paulo (Fausp), buscando proporcionar modicidade tarifária. A redução de tarifas é um argumento central para a privatização, embora não haja estimativa clara sobre o impacto nos preços.

A gestão Tarcísio defende que a privatização impulsionará investimentos, antecipará a universalização do saneamento e reduzirá tarifas. A oposição, no entanto, alerta sobre possíveis prejuízos nos serviços de regiões não lucrativas e contesta a necessidade de subsídios governamentais para baixar tarifas.

A privatização da Sabesp, superavitária em 2022, enfrenta resistência da população, com pesquisa indicando que 53% dos paulistas são contrários à venda. Os opositores planejam ações judiciais, argumentando que a privatização deveria ocorrer por emenda à Constituição estadual.

A tramitação acelerada do projeto e a falta de debate são criticadas pela oposição, que agora projeta desafios nos legislativos municipais, onde a resistência pode ser ainda maior. Vereadores em São Paulo expressam preocupação, considerando a necessidade de renegociar contratos em caso de privatização.

Com informações da Folha de São Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES