Taxa de juros não compete com dívida, declara senador W. Dias

Os juros incidentes sobre essa dívida superam 20% ao ano.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Wellington Dias comentou que a taxa de juros da linha de financiamento Bndes - Estados não compete com os juros da dívida que os Estados pagam mensalmente, mas o simples fato de o governo promover uma sucessiva redução dos juros da economia sinaliza a necessidade de mudar o passado (as dívidas dos Estados são corrigidas pelo IGP-DI, mais 6% a 9% de juros por ano). Os juros incidentes sobre essa dívida superam 20% ao ano.

"O que se deseja é um corte dessa dívida daqui para frente, que o governo passe a cobrar a dívida dos estados com uma taxa de juro compatível com o momento atual, e que não seja uma extorsão da União em relação aos estados", disse. Ele acrescentou que os estados não concordam com a substituição do IGP-DI pela taxa Selic.

"Neste instante, temos estados pagando 21% ao ano pelo refinanciamento de suas dívidas. Se a gente somar 2006 a 2011, eles pagaram 140%. O estado que devia R$ 1 bilhão pagou todas as suas prestações enquanto a dívida mais do que dobrou.

Portanto, alguma mudança precisa acontecer. Acho que isso é uma agiotagem inaceitável e a União não pode buscar seu equilíbrio fiscal sendo sustentada pelos estados. Na verdade o pacto federativo prevê o contrário", ressaltou.

FPE - Ao presidir audiência pública sobre a distribuição entre os estados dos recursos da União direcionados para o Fundo de Participação dos Estados (FPE), ontem, realizada pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Constituição e Justiça (CCJ) e de Desenvolvimento Regional (CDR), Wellington Dias disse acreditar que o Senado conseguirá construir uma proposta para a nova distribuição dos recursos do FPE.

O senador Wellington Dias esteve também em reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para tratar de um projeto de irrigação chamado Vale do Pau Ferrado, na zona rural de Teresina, em direção à região do município de Altos, na região norte do Piauí. Também participaram da audiência, o senador Ciro Nogueira e o prefeito de Teresina Elmano Férrer.

"Acertamos as condições para que esse projeto possa se tornar realidade", explicou Wellington Dias.

Segundo o senador piauiense, também foram apresentados dois projetos estratégicos para o Estado: "a adutora, que liga o vale do Gurgueia ao vale do semiárido, e o Projeto José Alencar, que é um projeto que traz do rio São Francisco as condições de atendimento pelo rio Canindé e pelo rio Piauí".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES