TCE bloqueia contas de 94 Câmaras e Prefeituras no Piauí

O bloqueio das contas será realizado assim que for concluído o prazo de 60 dias do mês em análise

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado bloqueou ontem as contas de 53 prefeituras e 41 Câmaras Municipais piauienses. O bloqueio das contas de órgãos públicos, como Câmaras Municipais e Prefeituras inadimplentes no Piauí, é realizado assim que for concluído o prazo de 60 dias do mês em análise, conforme determina a Constituição Estadual.

Para o Tribunal de Contas do Estado, os municípios já atingiram o período considerado pedagógico para adequação legal junto ao TCE-PI. O TCE-PI vinha concedendo um prazo extra, além do previsto em lei, para que todos os gestores pudessem se organizar e passassem a cumprir a Constituição.

O desbloqueio é autorizado assim que o gestor se regularizar junto ao Tribunal de Contas, apresentando os documentos comprobatórios da despesa e os transmitidos via internet. A decisão dos Conselheiros é para que os gestores passem a prestar contas regularmente das despesas municipais, facilitando o controle externo e garantindo a correta aplicação dos recursos públicos.

?O Tribunal não pode aceitar mais que órgãos públicos atrasem contas. Temos o prazo mais elástico do país. Atrasar mais do que 60 dias é injustificável. Agora, quem atrasar a prestação de contas terá bloqueio imediato das contas, a decisão não vai mais nem para plenário?, argumentou o conselheiro Jaílson Campelo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES