TCE já bloqueou contas de 150 prefeituras do Piauí durante transição

O bloqueio das contas das prefeituras é a primeira medida que o tribunal toma quando percebe algum indício de irregularidade

Avalie a matéria:
Presidente do TCE, Kennedy Barros | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Kennedy Barros disse ao MeioNorte.com que 150 prefeituras piauienses tiveram suas contas bloqueadas durante o período de transição. Os motivos são muitos: desvio de dinheiro, falta de pagamento de dívidas ou salários de servidores, dificultarem a transição de mandato, entre outros. ?Algumas prefeituras tem até cinco motivos ao mesmo tempo?, afirmou o presidente.

Após ser efetuado, o gestor deve falar com o tribunal para que as contas sejam desbloqueadas, mas apenas para se fazer pagamentos. ?A preocupação número 1 do tribunal é com a população?, disse Kennedy. Segundo ele, o TCE tem trabalhado interligado com outros órgãos, como a Polícia Federal, Polícia Civil e Ministério Público para melhorar a velocidade dos processos. O presidente disse que os processos têm sido bastante céleres, principalmente quando a população acompanha o caso.

?Nós trabalhamos mais para evitar que aconteçam esses desvios, o que é muito mais eficiente, pois esse dinheiro desviado muito dificilmente volta para os cofres públicos?, disse Kennedy Barros, que usou como exemplo o caso do estado do Rio Grande do Sul, que tem o maior índice de devolução de dinheiro público desviado do país: 9%.

Kennedy Barros informou que o tribunal está a um exercício e meio de alcançar o estoque zero, o que quer dizer que, em um ano, o TCE estará julgando apenas processos do ano que segue, acabando a fila de espera dos processos. ?O trabalho interligado de tantos órgãos dificultou muito trabalho do crime. Claro que a guerra não vai acabar nunca, mas estamos melhores?, afirmou Kennedy Barros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES