TCE quer que todos os municípios piauienses façam prestação de contas on line

A Prefeitura de Teresina foi a pioneira a implantar o sistema de prestação de contas on line

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para dar maior agilidade e transparência ao processo de prestação de contas das prefeituras, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) está tentando sensibilizar os gestores dos 224 municípios piauienses para aderirem ao sistema virtual de prestação de contas. Na manhã de ontem, a Prefeitura de Teresina deu o primeiro passo para alcançar essa meta ao assinar um convênio com o órgão para prestar contas em tempo real. O convênio foi assinado pelo presidente do TCE, conselheiro Abelardo Pio Vilanova e o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes.

O sistema foi adquirido em Curitiba, tendo custado aos cofres municipais cerca de R$9,5 milhões. O seu funcionamento se dará por meio de uma rede de fibra ótica, que interligará os prédios do Tribunal de Contas e do Palácio da Cidade, possibilitando que as fiscalizações do TCE às contas da Prefeitura possam ser feitas diariamente. ?A medida vai, inclusive reduzir custos ao Tribunal. Mas o principal objetivo é dar mais transparência aos gastos públicos, não só para o tribunal, mas também para o cidadão?, justifica o conselheiro.

O prefeito Sílvio Mendes destacou que esse é um instrumento de aperfeiçoamento da gestão pública que dará mais celeridade aos julgamentos das contas públicas. ?O Tribunal terá contato diário com todos os recursos aplicados pela prefeitura e poderá fiscalizar para saber se os recursos estão sendo aplicados da maneira correta?, explica o gestor, acrescentando que o município vem buscando, desde 2005, modernizar a gestão pública.

A meta do TCE é buscar que outros municípios façam a adesão ao convênio. No entanto, Abelardo Vilanova destacou que nenhum município se manifestou oficialmente para aderir a iniciativa. ?Mas tem alguns que já tem interesse em fazer essa parceria. O tribunal está disponível para todos os municípios que queiram se habilitar?, conclui dizendo que a meta é que até o final do ano, todos os processos sejam virtuais. (M.M)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES